Introdução à estatística e estatística descritiva

Páginas: 6 (1490 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2012
Introdução
Este trabalho tem como objetivo um melhor entendimento sobre estatística e como ela é importante nas organizações, pois fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar sua performance, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos, podendo promover a melhoria da eficiência e também a soluçãode vários problemas em quase todas as áreas profissionais. O estatístico planeja e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e medições, organiza, analisa e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Cabe a ele montar bancos de dados para os mais diversos usos, como controle de qualidade da produção de uma indústria,pesquisa eleitoral ou lançamento de produtos no mercado de consumo na indústria.
Desenvolvimento
Estatística é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.
• A estatística descritiva é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.
• A estatística inferencial é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população apartir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
Controle de qualidade (CEP)
CEP é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos e de serviços com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de problemas nos processos avaliados e, conseqüentemente estes recursos podem ser usados tantonuma grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para programarem as melhorias possíveis.
O objetivo desse artigo é realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatísticode Processo (CEP). Mais precisamente, nosso objetivo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar
particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias
úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou
mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares. Nesseestudo, utilizamos alguns dos principais tipos de gráficos de controle já consagrados
na literatura, tais como o gráfico de colunas; gráfico de pizza e etc. O trabalho limita-se apenas a realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir com bases nas informações transmitidas pela empresa.
Conceito e aplicações da Estatística
Apesar de a Estatística seruma ciência relativamente recente, desde à antiguidade, já era utilizada na contagem populacional e de suas riquezas, na idade média os governantes da Europa Ocidental preocupados com a difusão de doenças endêmicas capazes de devastar uma população e como o aumento desordenado começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais.O desenvolvimento e o aperfeiçoamentode técnicas estatísticas é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros, envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
A Estatística tem exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano, sendo utilizada no aprimoramento de produtosagrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada. São exemplos de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, ao qual a Escola Nacional de Estatísticas está vinculada,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS ESTATISTICA Introdução à Estatística Descritiva
  • Estatística descritiva
  • Aula 01 estatistica descritiva
  • Estatística Descritiva
  • Estatística Descritiva
  • Estatistica descritiva
  • Estatistica Descritiva
  • Estatística Descritiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!