introdução à engenharia elétrica- ufc

Páginas: 13 (3134 palavras) Publicado: 19 de maio de 2014
Objetivos
Como principal objetivo este relatório tem a apresentação do que é a engenharia elétrica, como foi criada e sua evolução através dos anos, mostrando desde os grandes problemas que levaram os cientistas e gênios a pensarem no que futuramente vinha a ser esta área da engenharia, passando por todas as descobertas e revoluções até chegar na aplicação prática dos preceitos, leis e equaçõesque regem a eletricidade e o magnetismo, no passado e nas necessidades que sociedade moderna possui além de fazer uma reflexão crítica do que pode ser melhorado ou adaptado no futuro pela engenharia elétrica.




















Introdução
Desde o principio da humanidade sempre se buscou o melhoramento e o maior aproveitamento possível de qualquer forma de trabalho, eraobvio até para as mais antigas civilizações que o trabalho feito em pouco tempo com uma boa eficiência e menos desperdício possível poupava energia e gerava mais lucro.
Na busca por aperfeiçoamento e com a visão prática do trabalho o homem passou por diversas formas de facilitar suas tarefas, desde a criação das primeiras ferramentas, a tração dos animais, a invenção das máquinas nas revoluçõesindustriais até o que se tem hoje de mais moderno no quesito de tecnologia.
Passadas várias experiências com tantas formas de energia percebeu-se que a energia mais eficiente era a elétrica, e após esta descoberta o mundo tende a ser elétrico.


















A importância da engenharia elétrica
Devido a descoberta da eletricidade temos hoje vários aparelhos, ferramentas emáquinas que facilitam o trabalho de vários profissionais, bem como várias pesquisas são desenvolvidas para melhorar a eletricidade e é o que chamaremos parcialmente de engenharia elétrica. A eletricidade está presente em todos os campos da ciência seja direta ou indiretamente, hoje todos os processos industriais tem suas etapas dependentes da eletricidade, a iluminação, aparelhos hospitalares,computadores, eletrodomésticos, não se pode imaginar o mundo sem esta forma de energia.
A engenharia elétrica é o ramo da engenharia que lida com os estudos e aplicações práticas da eletricidade, magnetismo e eletrônica onde se visa o melhoramento da qualidade da energia bem como a sua transmissão, produção e distribuição tomando como responsabilidade também suas instalações e reparos como um todo.A eletricidade hoje é principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo, atividades simples como acender uma lâmpada ou usar a internet são viáveis porque a energia elétrica está chegando até a sua casa. Industrias, supermercados, lojas e uma gama de outros lugares precisam dela para funcionar. Grande parte dos avanços que conquistamos na tecnologia se deve à energia elétrica.
Gerada apartir de outras formas de energia, a eletricidade é transportada e chega até os consumidores em todo o mundo por meio de sistemas elétricos complexos, compostos de quatro etapas: geração, transmissão, distribuição e consumo.
Para produzir energia elétrica é necessário girar as turbinas das usinas de eletricidade. Gigantescos sistemas de hélices movem geradores que transformam a energia cinética emenergia elétrica.
Para gerar movimento nas turbinas se faz necessária uma certa força inicial que pode ser obtida de diversas fontes de energias primárias, sejam elas hidráulica, térmica, eólica, solar, química e termonuclear.
Hidráulica
Para se obter energia elétrica através da energia cinética das águas é necessário a construção de uma hidrelétrica, que consiste em uma barragem, que aumenta aenergia potencial da água, fazendo este volume passar por imensas comportas movendo turbinas de geradores convertendo a força da água em eletricidade. Mas para a construção de uma hidrelétrica deve se levar em consideração os aspectos sociais, ambientais e econômicos da região, para a elaboração de um projeto viável, pois deve ser mudado muitas vezes o curso de um rio e o alagamento de uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução a engenharia eletrica
  • Apresentacao Introducao A Engenharia Eletrica
  • Introdução a engenharia elétrica
  • Introdução à engenharia elétrica
  • Introdução a engenharia elétrica
  • INTRODUÇÃO A ENGENHARIA ELETRICA
  • Introdução a engenharia elétrica
  • Introdução à Engenharia Elétrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!