Introdução à economia

Páginas: 10 (2314 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2011
|Nome: Mônica R. F. da Silveira |Pólo: Marabá |Data: 16/11/11 |
|Disciplina: Introdução à Economia |Professor: Salomão Alves |

QUESTÕES – UNIDADE I

1) Explique o significado de economia, dando exemplos de situaçõesatuais vivenciadas por você.

Economia pode ser compreendida como ’administração da casa’, é o estudo de como se administram os recursos disponíveis com o objetivo de produzir bens e serviços, e como distribuí-los para o seu consumo entre os membros da sociedade, por exemplo, em qual escola vou colocar meu filho, quanto posso gastar no supermercado ou que despesas posso cortar para comprar meu carrono fim do ano.

2) Por que os problemas econômicos fundamentais (o que produzir?, para quem produzir?, quando produzir?, como e quanto produzir?) originam-se da escassez de recursos produtivos?

Porque em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos, enquanto as necessidades humanas são ilimitadas e sempre se renovam. Com isso, há a necessidade de escolherentre alternativas de produção e distribuição dos resultados. Tal escolha leva às questões referidas de o que e quanto produzir (dada a escassez, nem todos os bens poderão ser fabricados e mesmo a quantidade dos bens a serem fabricados será limitada pela disponibilidade de fatores de produção); Como produzir ( a sociedade deverá escolher, dados os fatores de produção - insumos produtivos e tecnologia- disponíveis, o método que maximiza o produto e minimiza o custo de produção) e finalmente para quem produzir (qual o mecanismo de repartição do produto).

3) Liste e explique sucintamente os quatro princípios da tomada de decisão. Depois, observe as situações do seu cotidiano e veja se são aplicadas a elas os quatro princípios. Qual a importância disto para um administrador público?

Oprocesso de tomada de decisão envolve quatro princípios;
Primeiro as pessoas devem fazer suas escolhas sabendo que os recursos são limitados, segundo saber o que realmente vai ser gasto com o que se quer adquirir, terceiro pensar no ganho adquirido em função de suas escolhas, os benefícios devem ser superiores aos custos e em quarto as pessoas reagem a estímulos, e qualquer incentivo que ocorrapode alterar a tomada de decisão.
Diariamente, desde as decisões mais simples como o que fazer pro almoço, até as decisões mais complexas, como em qual curso de inglês matricular meu filho, os quatro princípios são envolvidos. Utilizar esses quatro princípios é de fundamental importância para que o administrador público tome decisões que realmente sejam viáveis e que atendam as necessidades damaioria da população.

4) “O padrão de vida das pessoas depende de sua capacidade de produzir bens e serviços”. Essa capacidade está relacionada ao nível de produtividade do país, explique o que você entende por bens e serviços.

Bens - é algo material, vai ocupar espaço em algum lugar ex. um alfinete, um ônibus, uma casa etc. Serviço - é uma atividade que se presta não material, nãopalpável, não ocupa espaço. Ex. Se você possui um ônibus (é um bem), mas o transporte das pessoas é um serviço.

5) Conceitue:

a) Bens livres

Os bens livres: aqueles cuja quantidade é suficiente para satisfazer a todos, como por exemplo, o ar, água...

b) Bens econômicos

Os bens econômicos são aqueles relativamente escassos ou que demandam trabalho humano, comotal, tem valor econômico.

6) Classifique bens econômicos e os conceitue (cada classificação).

Os bens econômicos, ou seja, aqueles que possuem um valor ou preço se dividem em:
Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc.
Bens imateriais ou serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introdução á economia
  • Introduçao a economia
  • introducao a economia
  • introdução a economia
  • Introdução à Economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia
  • Introdução a economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!