Introdução à Economia – O caso do cartel do genéricos e o CADE

Páginas: 3 (707 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Introdução à Economia – O caso do cartel do genéricos e o CADE


O cartel dos genéricos começou em 1999 entre as empresas farmacêuticas para o impedimentos da entrada de medicamentos genéricos nomercado. Após denuncia no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), o caso teve início e até hoje não teve um fim pois após a conclusão do processo em 2005 e condenação das empresas peloCADE várias foram as recorridas a justiça por todas as partes. A seguir entenderemos melhor o caso e suas consequências a sociedade, seguido de uma breve explicação da função do CADE e a possívelaplicação da Teoria dos Jogos.
A motivação para a criação do cartel do genéricos foi a possibilidade de impedimento da entrada desses medicamentos no mercado brasileiro por parte de grandes empresasfarmacêuticas. De acordo com o CADE tais empresas se reuniram no ano de 1999 com a intenção de estabelecer condições aos distribuidores de medicamentos para impedir a entrada dos genéricos no mercado.
Deacordo com Oliveira e Turola (2008), tal cartel seria classificado como do tipo II, o cartel contra rivais, por ser um cartel que visa prejudicar a entrada de um rival, os medicamentos genéricos, nomercado. A motivação para tal cartel seria a não concorrência com os medicamentos mais economicamente acessíveis a população e, desta forma, garantiria lucros as empresas farmacêuticas participantes docartel. A sociedade, por sua vez, perderia pois não teria acesso a tais medicamentos sendo obrigada a comprar a preço mais elevado das grandes empresas farmacêuticas. O cartel foi identificado graças auma denuncia feita pelo Conselho Regional de Farmácia do DF (CRF-DF).
O Cade é importante por zelar pela livre concorrência de mercado defendendo, desta forma, interesses dos consumidores. Suasprincipais funções são:
preventiva (Analisar e posteriormente decidir sobre as fusões, aquisições de controle, incorporações e outros atos de concentração econômica entre grandes empresas que possam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Economia FGV
  • O caso do cartel na indústria de cimento. O que o Cade diz?
  • Introdução a economia , estudo de caso !
  • Cartéis e CADE
  • CARTEL E CADE
  • A formação de Carteis e o papel do CADE
  • Cade
  • CADE ECONOMIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!