Introdução à administração

Páginas: 6 (1279 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Módulo 1 - Introdução à Administração
O objetivo deste módulo é familiarizar o aluno com os principais conceitos da ciência ou arte de administrar, introduzi-lo aos pensadores que antecederam os primeiros teóricos de gestão deste século, bem como demonstrar ao longo da história as implicações administrativas da crescente divisão do trabalho, desde as primeiras sociedades até a sociedade"pós-industrial" do século XX.
Os Primórdios da Administração
Antes de estudarmos a Ciência da Administração a partir do Século XX, é preciso entender os acontecimentos que marcaram a evolução do processo de divisão do trabalho ao longo da história da humanidade. A administração vem se tornando cada vez mais complexa em função dos graus cada vez mais avançados de divisão do trabalho. Os primeiros"administradores" surgiram, portanto, na pré-história, quando as formas mais rudimentares de divisão do trabalho ocorreram.   Administradores mais diversificados surgiram na Idade Antiga. Os retrocesso à era agrícola na Idade Média levaram a uma precarização das relações de trabalho, com uma consequente estagnação na evolução dos processos administrativos. A Revolução Industrial viria a sofisticarinfinitamente as relações entre trabalhadores e proprietários dos bens de produção, levando as sociedades ao grau de complexidade que hoje detêm.
A análise histórica a seguir tem por objetivo levar o aluno a refletir sobre a evolução das cinco variáveis básicas da Teoria Geral da Administração: as Tarefas, as Estruturas, as Relações Pessoais, o Ambiente externo a cada organização no tempo e no espaço e aTecnologia. Quando estudarmos a evolução do pensamento administrativo, entenderemos que os principais teóricos da administração deste século percorreram cada uma destas variáveis durante a montagem do arcabouço teórico desta ciência.
Revolução Industrial: Impactos nas Relações de Trabalho
A partir de meados do Século XVIII, uma série de inovações introduzidas na indústria transformaramradicalmente as relações sociais, particularmente a relação Capital - Trabalho. Conhecidas como Revolução Industrial, estas inovações proporcionaram, em um primeiro período, a massificação da produção. Em seguida, obteve-se a substituição de trabalho humano por mecânico, a chamada "automação industrial". Hoje vivemos a terceira etapa deste processo, cujo principal insumo é a informação.
FilósofosPrecursores do Pensamento Administrativo
Muito embora se considere que o primeiro livro de administração moderna tenha sido o de Frederick W. Taylor, Princípios de Administração Científica, publicado no começo do século XX, muitos outros nomes precederam o célebre engenheiro norte-americano. Maquiavel foi o primeiro pensador moderno a tratar das questões do poder. Sócrates, Platão e Aristóteles certamentecontribuíram em muito para concepções atuais de hierarquia e liderança política.  Em Bacon e Descartes conheceremos mais sobre o modelo contemporâneo de método científico. Em Hobbes e Rousseau temos visões antagônicas e complementares da humanidade. Em Marx e Engels, as questões relacionadas ao conflito entre capitalistas, a serviço dos quais estão os administradroes, e os proletários. Por fim,serão abordadas ainda outras formas de influência sobre o pensamento administrativo, tais como os modelos organizacionais da Igreja e do Exército.
Escolas do Pensamento
A evolução do pensamento administrativo foi particularmente intensa ao longo do Século XX. Os muitos autores podem ser categorizados como tendo colocado a ênfase da sua análise organizacional nas tarefas (Administração Científica),nas estruturas (escola clássica, burocracia, teoria estruturalista e neoclássica), nas pessoas (relações humanas, behaviorista, desenvolvimento organizacional), no ambiente (teoria de sistemas abertos, cibernética, contingencialismo) ou na tecnologia (contingencialismo tecnológico, neo-schumpeterianos).
Escolas do Pensamento Administrativo:
| Ênfase nas Tarefas |
| Ênfase na Estrutura |...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Introducao a administracao
  • Introdução a administração
  • Introdução a administração
  • Introduçao a administraçao
  • Introdução a administração
  • Introdução a administração
  • Introdução a administração
  • Introdução administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!