Intro. psioclogia

275 palavras 2 páginas
Mosquera (1982) apresenta as fases da vida adulta em idade adulta jovem, idade adulta média e idade adulta velha. Dentro dessas três divisões e concepções de vida adulta, apresentam-se outras subcategorias.

Então, conforme Mosquera, a idade adulta jovem subdivide-se em fase inicial denominada idade adulta jovem inicial, com idade aproximada entre 20 e 25 anos. Em seguida, a idade adulta jovem plena, que compreende dos 25 a 35 anos, e, por fim, a idade adulta jovem final, abrangendo dos 35 aos 40 anos de idade.

As características de um adulto jovem são únicas, nesse período de desenvolvimento e marcado pelo pico de vitalidade, força e resistência física.

A alegria de viver e o prazer da existência fornecem-lhe perspectivas. Logo, parece que na idade adulta jovem o ser humano busca uma valoração pessoal. O adulto jovem deseja recompensas rápidas e externas das suas motivações e busca experimentar e demonstrar muita competência, entre produções próprias dos seus investimentos socioeconómicos e desejos intrínsecos.

Já na subfase da idade adulta jovem plena (25 a 35), o adulto toma consciência da chegada à sua existencialidade adulta e procura dar significado pessoal. No entanto, ao final da idade adulta jovem (35 a 40), o indivíduo vivencia situações que lhe atribuem o verdadeiro valor de sua existência e compreende, ou pelo menos idealiza o que constituirá a sua realização.

Neste sentido, de crescimento em busca da própria realização, não estão apenas tratados os poderes económicos adquiridos na vida adulta, mas o fundamental é que “a pessoa dá-se conta da importância que ela tem como ser humano”.

Relacionados