Intro Enf Aula2 1

2699 palavras 11 páginas
AS PRÁTICAS DE SAÚDE AO LONGO DA
HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO
DAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM

Prof. Fernando Ramos Gonçalves-Msc

PERÍODO PRÉ-CRISTÃO
No período Pré-Cristão as doenças eram tidas como um castigo de Deus ou resultavam do poder do demônio.  Por isso os sacerdotes ou feiticeiras acumulavam funções de médicos e enfermeiros.
 O tratamento consistia em aplacar as divindades, afastando os maus espíritos por meio de sacrifícios.
 Usavam-se: massagens, banho de água fria ou quente, purgativos, substâncias provocadoras de náuseas.  Mais tarde os sacerdotes adquiriram conhecimentos sobre plantas medicinais e passaram a ensinar pessoas.  Surgem as funções de enfermeiros e farmacêuticos.


MEDICINA NO EGITO

EGITO
Os egípcios deixaram alguns documentos sobre a medicina conhecida em sua época.
 As receitas médicas deviam ser tomadas acompanhadas da recitação de fórmulas religiosas.  Praticava-se o hipnotismo, a interpretação de sonhos; acreditava-se na influência de algumas pessoas sobre a saúde de outras.
 Havia ambulatórios gratuitos, onde era recomendada a hospitalidade e o auxílio aos desamparados. 

A DEUSA ÍSIS: A MÃE DE TUDO O QUE
FOI E SERÁ.

ÍNDIA
Documentos do século VI a.C. nos dizem que os hindus conheciam: ligamentos, músculos, nervos, plexos, vasos linfáticos, antídotos para alguns tipos de envenenamento e o processo digestivo.
 Realizavam alguns tipos de procedimentos, tais como: suturas, amputações, trepanações e corrigiam fraturas.
 Neste aspecto o budismo contribuiu para o desenvolvimento da enfermagem e da medicina.  Os hindus tornaram-se conhecidos pela construção de hospitais.


Foram os únicos, na época, que citaram enfermeiros e exigiam deles qualidades morais e conhecimentos científicos.
 Nos hospitais eram usados músicos e narradores de histórias para distrair os pacientes.  O bramanismo fez decair a medicina e a enfermagem, pelo exagerado respeito ao corpo humano - proibia a dissecação de cadáveres e o derramamento de

Relacionados