Intrdução a rqueologia histórica

3588 palavras 15 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ
ANGÉLICA CELINA TOLOI

INTRODUÇÃO À ARQUEOLOGIA HISTÓRICA
(RESUMO)

Trabalho apresentado a eletiva de Arqueologia do cursos de História e Geografia, ministrado pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

Profº Ricardo Scatena

Ribeirão Preto
2008

INTRODUÇÃO

Segundo o autor, o objetivo do livro é explicar o que é a arqueologia histórica, mostrar como esses arqueólogos conduzem sua pesquisa, como estudam os artefatos que encontram e como usam as muitas fontes de informação disponíveis.
Os arqueólogos devem escavar os sítios de maneira cuidadosa e tratar os artefatos que encontram de maneira a respeitar os objetos do passado. A arqueologia é um processo destrutivo já que, após a escavação de um sítio, está parte do passado deixa de existir. Eles devem também ter grande responsabilidade de comunicar suas descobertas tanto para outros arqueólogos como para o público geral.

O QUE É ARQUEOLOGIA HISTÓRICA?

Arqueologia histórica é uma subdivisão autônoma da arqueologia, têm apenas cerca de trinta anos de idade. Em 1967 foi fundada a Sociedade de arqueologia histórica, nos Estados Unidos.
Os arqueólogos do Novo Mundo trabalham com três períodos históricos: • Pré-histórico: período caracterizado antes da chegada dos europeus • Proto-histórico: contato entre brancos e índios, porém existe dúvida quanto se houve realmente este contato. • Histórico: período de contato com os europeus.
O diferencial da arqueologia histórica, é sua preocupação como cada elemento se adaptou e foi transformado pelo processo que, de início, levou o europeu a estabelecer assentamentos coloniais em todo o mundo e posteriormente, a formar novas ações. A arqueologia histórica não é apenas história, nem antropologia, ou nem mesmo uma junção da História e da Antropologia, mas,

Relacionados