INTRDULÇA

1296 palavras 6 páginas
Introdução:
Historicamente, os químicos têm procurado relacionar as propriedades de ácidos e bases ás suas composições e estruturas moleculares.Por volta de 1830, estava evidente que todos os ácidos continham hidrogênio, mas nem todas as substancias que continham hidrogênio eram acidas, Na década de 1880, o químico sueco Svante Arrhenius (1859 – 1927) ligou o comportamento ácido com a presença de íons H+ e o comportamento de base com a presença de íons de OH- em solução aquosa.
O conceito de ácidos e bases de Arrhenius, embora útil, tem limitações porque é restrito a soluções aquosas. Em 1923, o químico dinamarquês Johannes Bronsted (1879 -1947) e o químico inglês Thomas Lowry (1874 – 1936) propuseram uma definição mais geral de ácidos e bases. O conceito deles é baseado no fato de que as reações ácido-base envolvem transferência de íons H+ de uma substancia para outra.
Bronsted e Lowry propuseram definir ácidos e bases em termos de suas habilidades de transferir prótons. De acordo com a definição deles, um ácido é uma substância (molécula ou íon) que pode doar um próton para outra substância. Analogamente, uma base é uma substância que pode receber um próton. (ATKINS e JONES, p 566-567).
Alguns solventes podem ser considerados como sofrendo auto-ionização. Por exemplo, de que a auto ionização da água pura é assim escrita:
H20 + H20 == H30(+) + OH(-)
A equação par a auto ionização da água é, muitas vezes, simplificada, omitindo-se a molécula de água que capta H(+). A reação de dissociação para a água torna-se, então :H20 == H(+) + OH(-)
(BRADY e HUMISTON, p. 534).
As concentrações de íons hidrogênio e hidróxido, na água, pura são :(H+) = (OH-) = 1,0 X 10^(-7)
Sempre que a concentração de íon de hidrogênio se iguala a concentração de íon hidróxido, como na água pura, dizemos que a solução é neutra. Um acido é um substancia que torna a concentração do H(+) maior que a concentração OH(-); reciprocamente uma base torna a concentração do OH(-) maior que a

Relacionados