Intra-empreendedorismo

Páginas: 10 (2423 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
INTRAEMPREENDEDORISMO


Palavras Chaves: Empreendedorismo. Intra-empreendedorismo. Inovação.

Introdução
Nosso trabalho é voltado ao intra-empreendedorismo. Buscamos esclarecer, com base em autores conceituados como Pinchot e Pellman e Antoncic e Hisrich, qual o conceito e as características de um intra-empreendedor, diferenciais de uma empresa que o contenha e até mesmo alguns pontos quesão vistos como indesejáveis a um funcionário perante o chefe. 
O objetivo da exposição da pesquisa é tornar o leitor um conhecedor dos tópicos citados acima. Caso seja um empresário, um descobridor de funcionários com esse potencial que hoje em dia é bem visto no ramo empresarial.
Por fim, esperamos que todas as abordagens sejam claras e objetivas, sem deixar dúvidas para trás.
MetodologiaEste trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica em livros e artigos acadêmicos, grande parte das citações e conteúdo foram informações dos estudos de Gifford Pinchot (Intraempreendedorismo na prática. Ed. Campus. 2004).
Pinchot foi quem introduziu em 1985 no Brasil o conceito de intra-empreendedorismo, que nada mais era do que o ato de empreender dentro de uma organização. O presentetrabalho baseou-se em dados já existentes sobre o assunto, para assim conseguirmos fazer uma analise dos índices de intra-empreendedores hoje, existentes no país.
Foi nessa pesquisa que constatamos a grande importância de um profissional com as características empreendedoras dentro de uma empresa, é basicamente ele, com suas idéias, quem trabalha o setor de inovação destas organizações. Ainovação vem por sua vez alavancar as empresas no mercado competitivo, uma empresa que para no tempo e não consegue inovar, não demora muito a desaparecer do mercado.
Empreendedorismo
Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar,fazer ou executar.
O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos, é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população. É também um fator importantíssimo na geração de empregos e renda. 
Desde o ano de 2000 o Brasilparticipa da Pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), pesquisa mundial iniciada em 1999. No Brasil essa pesquisa é realizada e conduzida pelo IBPQ (Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade) com a parceria do SEBRAE e do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getulio Vargas.
O GEM tem como foco, o individuo empreendedor, mais do que o empreendimento em si.Entende-se como empreendedorismo qualquer tentativa de criação de um novo empreendimento, como por exemplo: uma atividade autônoma, uma nova empresa ou a expansão de uma já existente.
Quando uma pessoa é capaz de perceber as oportunidades de negocio no ambiente em que atua e de reconhecer que possui capacidade para explorá-la, a sociedade se beneficia, com o aumento da criação de ocupação e dariqueza do país. Nessa pesquisa o GEM destaca duas percepções “novo negocio como uma opção desejável de carreira” e “status e respeito perante a sociedade”, o alto prestigio que a carreira empreendedora traz.
Comparando o desejo do brasileiro de ter um negocio próprio com desejos como, comprar uma casa, viajar e ter uma carreira na empresa destaca-se que o sonho de um negocio próprio (43,5%) superou ode ter uma carreira em uma empresa (24,7%) a tabela a seguir mostra que ter o seu negocio só ficou atrás de viajar pelo Brasil e ter uma casa própria na escala de sonhos dos brasileiros.
Entender a motivação dos empreendedores tem sido um grande desafio. Os empreendedores por necessidade são aqueles que iniciam um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções de trabalho, abrindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTRA-EMPREENDEDORISMO
  • Intra- empreendedorismo
  • Intra empreendedorismo
  • INTRA EMPREENDEDORISMO
  • intra empreendedorismo e Endomarketing
  • Inovação e intra empreendedorismo
  • Empreendedorismo VS Intra-Empreendedor
  • Sistemas de informação e o seu reflexo no empreendedorismo e no intra-empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!