Intr. ciência da computação

Páginas: 5 (1179 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
Universidade Federal do Ceará

DISCIPLINA: Introdução a Ciência da Computação

Aluna: Gabriela Florencio Lacerda matricula: 347667
Curso: Zootecnia
Prof: Kleymilson Souza

1) Explique com suas palavras o que é Computação, Informática, Computador, Sistema Computacional.
Computação: Computação é as duas partes do computador - fisica e lógica - onde a fisica chamamos de hardware e a lógicade Software.
Informática: é o processo de tratamento automático da informação através dos computadores.
Computador: é uma máquina que processa informações eletrônicas, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas.
Sistema Operacional: Programa que gerencia as funções básicas de um computador, armazenamento e recuperação de informações.

2) Descreva de forma sucintacomo surgiu o conceito de números.
O número surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e coisa. Nos primeiros tempos da humanidade, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma corda e marcas em ossos. Com o passar do tempo, este sistema foi se aperfeiçoando até dar origem ao número.

3) Comente o que caracterizou a era da 1ª, 2ª e 3ª geração dos computadores.
1ªGeração (1940 – 1952): os primeiros computadores eram constituídos de válvulas eletrônicas. Elas eram grandes, caras, lentas e queimavam com grande facilidade. O computador tinha apenas uso cientifico e estava instalado nos grandes centros de pesquisa. Isto caracterizou a Primeira Geração de Computadores. Estas válvulas eram ligadas por Kms de fios ligados manualmente. Isto explica as enormesdimensões físicas dos computadores. A programação era feita diretamente em linguagem de maquina que alem de difícil era demorado. As operações de cálculos eram realizadas em milesegundos. Realizando 39.000 adições/segundos. Era constituída por todos os computadores construídos a base de válvulas a vácuo, e que eram aplicadas em campos científicos e militares. A única forma de armazenar dados eraatravés de cartões perfurados.
2ª Geração (1952 – 1964): esta geração foi originada pela revolução dos transistores os quais substituíram as volumosas válvulas. Houve uma enorme diminuição em cabos e fios, tendo em vista que cada transistor substituía dezenas de válvulas. Desta maneira os computadores tornaram-se consideravelmente menores e devido a isso, muito mais velozes. O computador começa a serutilizado nas grandes empresas. Tanto a válvula quanto o transistor realizavam um processo de cada vez. Com o desenvolvimento das técnicas de integração, surgiram os Circuitos Integrados, onde numa pequena cápsula continha, varias dezenas, centenas ou milhares de transistores, ocupando uma área menor que uma unha, dando nome de microprocessador. A linguagem de programação foi simplificada e já sepodia programar através de mnemônicos. Esta linguagem denomina-se assembler. As operações de cálculo eram realizadas em milionésimos de segundos. Realizando 204.000 adições/segundos. Alem do surgimento dos núcleos de ferrite e tambores magnéticos passam a ser usados como memória.
3º Geração (1964 – 1971): surgiu com a utilização dos Circuitos Integrados – SLT (SolidLogicTechnolo-gy) uma técnica demicrocircuitos. Nesta geração os computadores podiam realizar vários processos simultâneos. As técnicas de integração evoluíram de SSI (Integração em pequena escala) para MSI (interação em media escala), LSI (integração em grande escala) e VLSI (integração em muito grande escala). Esta classificação é baseada Ca quantidade de computadores que o integrado contém. A programação dos computadoresdesta geração foi facilitada pelo aparecimento de linguagens orientadas para o problema especifico. As linguagens são de natureza universal e assemelham-se cada vez mais a linguagem do homem. As operações de cálculo eram realizadas em bilionésimos de segundos. Realizando 1.280.000 adições/segundo.
 
4) Cite a importância do sistema computacional hoje no trabalho dentro e fora das empresas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intr. Ciencia da Computação
  • Ciencia da Computação
  • ciência da computação
  • ciencia da computaçao
  • Ciencia da computacao
  • Ciências da computação
  • Ciência da computação
  • ciências da computação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!