Intoxicaçao alimentar

Páginas: 27 (6614 palavras) Publicado: 26 de março de 2012
Conceito

São alterações no organismo devido à ingestão, inalação, aplicação ou absorção de substancias toxicas, que constituem importante perigo para a saúde, provocando alterações e/ou lesões mais ou menos graves, podendo ate levar a morte. A intoxicação e a gravidade da mesma dependem, sobretudo, do grau de toxidade da substancia em questão e da dose que tenha sido absorvida. Elas podem sersubdivididas de acordo com o tempo de ocorrência: Aguda: (até 24 horas do acidente); Sub-agudas: (os primeiros dias após); Sub-crônicas: (ate um mês) e Crônicas: exposição a determinada substancia durante um longo tempo, resultando em acumulação do composto no corpo ( metais, como o chumbo, por exemplo).

Vias de intoxicação

Embora os tóxicos consigam entrar no organismo de diversas formas,ate mesmo através de um simples contato com a pele, as substancias que conseguem atravessar a barreira da pele e provocar um quadro de intoxicação são reduzidas, sendo por isso que penetram no organismo, de preferência, por via digestiva, via respiratória (via inalatória) ou por via sanguínea.

Via digestiva: é a mais freqüente mediante a ingestão de um toxico que siga o mesmo caminho que osalimentos, o que justifica o fato de o caso mais habitual corresponder á intoxicação alimentar, originada pelo consumo de produtos contaminados ou em mau estado, o que costuma provocar um quadro de gastrenterite. Outros casos podem ser provocados por plantas, cogumelos e bagas silvestres, a administração de medicamentos não prescritos pelo médico, em doses mais elevadas do que indicadas (dosesexcessivas) ou fora do prazo e a ingestão acidental de produtos de limpeza ou industrial.

Via respiratória: é também bastante freqüente, é proporcionada pela inalação de gases ou substancias voláteis com efeitos tóxicos, como o monóxido de carbono, os dissolventes orgânicos e alguns inseticidas.

Via sanguínea: existem casos em que o tóxico é inoculado no interior do corpo ou mesmo diretamente nacirculação sanguínea, independentemente de ser através de injeções ou devido a picadas de aranhas e mordeduras de serpentes venenosas.

Sinais e Sintomas

No corpo físico:

São os mais numerosos e fáceis de perceber. Trata-se do corpo tentando avisar rapidamente sobre suas dificuldades. Pálpebras inchadas ou coladas, olhos vermelhos, escleróticas amareladas, visão turva, necessidade de assoaro nariz, nariz entupido, boca pastosa ou seca, língua coberta por uma placa branca ou amarelada, vontade de tossir e de cuspir, mal hálito, dor no couro cabeludo, dor de cabeça, de estomago, de barriga ou de outras partes do corpo, corpo pesado, rigidez e fraqueza nas articulações e músculos, problemas de pele e cabelos, casaco em geral,azia, náuseas,vômitos, diarréia,pele,lábios, orelhas, epontas dos dedos arroxeados, pulso fraco, rápido e superficial.

No cérebro e corpo mental:

As sinapses- comunicação entre os neurônios- e todo o processo de raciocínios lógicos/analógicos ficam prejudicados. Nestas condições acontece um “emburrecimento” que pode ser de grau leve, médio ou grave, prejudicando inclusive as reações instintivas de defesa, portanto de preservação da vida. Menteconfusa com uma sensação de estar perturbado, raciocínio lento, memória falha e indecisão geral. Dificuldade para pensar e planejar, perda da consciência. Em casos graves, sacudidas e contrações violentas do corpo (convulsões).

De ordem psico-emocional

A conduta e atitudes passam a sofrer interferências de instabilidade e vulnerabilidade emocional. Nestas condições haverá uma tendência para apessoa viver no mundo da ilusão, perdendo gradativamente o contato com o mundo da realidade, a vontade de viver o aqui e agora, começando a aparecer os sintomas de ansiedade, melancolia e depressão.

O que fazer mediante uma intoxicação?

Em primeiro lugar, a preocupação deve ser com a manutenção das funções vitais, proceder as técnicas do suporte básico de vida, tendo em vista a estabilidade do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intoxicação alimentar
  • Intoxicação Alimentar
  • INTOXICAÇÃO ALIMENTAR
  • Intoxicação Alimentar
  • Intoxicação Alimentar
  • intoxicação alimentar
  • Intoxicação alimentar
  • Intoxicação alimentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!