Intoxicações exógenas

Páginas: 9 (2149 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Intoxicações Exógenas
Venenos são substâncias químicas que podem causar dano ao organismo.
Os envenenamentos são, na sua maioria, acidentais, mas resultam também de pratica de suicídio e homicídio.
Não existem muitos antídotos eficazes, sendo muito importante identificar a substância responsável pelo envenenamento o mais breve possível. Caso isso não seja possível no início, posteriormentedevem ser feitas tentativas de obter informações (e/ou amostras) da substância e das circunstâncias em que ocorreu o envenenamento.
Um veneno pode penetrar no organismo por diversos meios ou vias de administração:
● Ingerido - Ex.: medicamentos, substâncias químicas industriais, derivados de petróleo, agrotóxicos, raticidas, formicidas, plantas, alimentos contaminados (toxinas).

● Inalado -gases e poeiras tóxicas. Ex.: monóxido de carbono, amônia, agrotóxicos, cola à base de tolueno (cola de sapateiro), acetona, benzina, éter, GLP (gás de cozinha), fluido de isqueiro e outras substâncias voláteis, gases liberados durante a queima de diversos materiais (plásticos, tintas, componentes eletrônicos).

● Absorvido - inseticidas, agrotóxicos e outras substâncias químicas que penetrem noorganismo pela pele ou mucosas.

● Injetado - toxinas de diversas fontes, como aranhas, escorpiões, ou drogas injetadas com seringa e agulha.

Abordagem e Primeiro Atendimento à Vítima de Envenenamento - Verifique inicialmente se o local é seguro, procure identificar a via de administração e o veneno em questão. Aborde a vítima, identifique-se e faça o exame primário; esteja preparado paraintervir com manobras para liberação das vias aéreas e de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), caso necessário. Proceda ao exame secundário e remova a vítima do local. Há situações em que a vítima deva ser removida
imediatamente, para diminuir a exposição ao veneno e preservar a segurança da equipe.

Ingestão.
Se o veneno for ingerido e a vítima estiver consciente e alerta, dê-lhe dois ou trêscopos de água para beber, com a finalidade de diluir o veneno. Se a ingestão ocorreu há menos de quatro horas, induza o vômito. Cuidado: em alguns casos, isso não deve ser feito, como na ingestão de derivados de petróleo (gasolina, querosene.), de corrosivos, como soda cáustica, e quando a vítima está sonolenta ou comatosa. Nos casos indicados, a êmese (vômito) pode ser obtida pela estimulaçãocuidadosa da retrofaringe com o dedo ou cabo de colher, após ingestão de um ou dois copos de água. Caso o vômito não ocorra em 30 minutos, repetir a dose.
Existem medicamentos emetizantes, entre os quais o mais comum é o Xarope de Ipeca, eficaz e praticamente atóxico, embora não deva ser utilizado em crianças menores de dois anos, em gestantes e cardiopatas. Comunique os dados à Central. Administreoxigênio e transporte a vítima em decúbito lateral, para prevenir a aspiração no caso de vômitos. Leve para o hospital qualquer objeto que possa conter amostra do veneno (frasco, roupas, vômito). Esteja certo de que a vítima que você está atendendo é a única intoxicada; no caso de crianças, verificar se estava só ou brincava com outras, que também devem ser avaliadas.

Sinais e Sintomas maisComuns
● Queimaduras ou manchas ao redor da boca;
● Odores característicos (respiração, roupa, ambiente);
● Respiração anormal (rápida, lenta ou com dificuldade);
● Sudorese, salivação e lacrimejamento;
● Alterações pupilares (midríase ou meiose);
● Pulso (lento, rápido ou irregular);
● Pele (pálida, rubra ou cianótica);
● Alterações da consciência;
● Convulsões;
● Choque;
● Distensãoabdominal;
● Vômitos;
● Cefaléia (dor de cabeça);
● Dor abdominal;
● Dificuldade para engolir.

Monóxido de Carbono (CO) - Gás incolor, sem cheiro e potencialmente perigoso. Liga-se fortemente à hemoglobina, (proteína que transporta O2 no sangue para os tecidos), competindo com o oxigênio e provocando HIPOXIA, podendo ocasionar lesão cerebral e morte.
O monóxido de carbono pode ser emitido...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intoxicações exógenas
  • Intoxicaçôes endogenas e exogenas
  • Intoxicações exógenas agudas
  • intoxicacoes
  • intoxicações
  • Intoxicações
  • Intoxicações
  • INTOXICAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!