Intoxicação por medicamentos

Páginas: 4 (892 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Intoxicações por Medicamentos
Os medicamentos são apontados como o principal agente causador das intoxicações registradas no país, segundo dados do Sistema Nacional de InformaçõesTóxico-Farmacológicas (Sinitox).Entre os adultos, as causas mais comuns são a tentativa de suicídio ou de auto-agressão, muitas vezes apenas para chamar a atenção, e a ingestão de uma dose elevada por mero equívoco.Entre as crianças, sobretudo com menos de 5 anos de idade é quase sempre acidental, já que se sentem atraídas pelos comprimidos e cápsulas coloridas e têm a tendência para levá-los à boca como se fossemrebuçados.
Os benzodiazepínicos, antigripais, antidepressivos, antiinflamatórios são as classes de medicamentos que mais causam intoxicações em nosso País (44% foram classificadas como tentativas desuicídio, 40% como acidentes, 33% crianças menores de cinco anos e adultos de 20 a 29 anos 19%). A intoxicação causa alterações no funcionamento do organismo e pode levar à morte. A primeira medida aser tomada é verificar se realmente houve envenenamento.

Intoxicação por analgésicos
Tendo em conta que a principal causa de intoxicação grave por medicamentos, entre as crianças, é o consumoacidental de doses elevadas, o analgésico mais vezes envolvido em problemas desta natureza é o ácido acetilsalicílico, ou aspirina, pois é o mais comum nos lares e porque os seus efeitos tóxicos nascrianças costumam começar a evidenciar-se a partir de uma dose de 3 g (equivalente a seis comprimidos de 500 g). Como é habitual nas intoxicações por via oral, as primeiras manifestações costumam afectar oaparelho digestivo e consistem, sobretudo, em náuseas e vómitos, por vezes sanguinolentos, e dor abdominal. Em seguida, observa-se um progressivo aumento da frequência respiratória, um quadro deagitação, desidratação e, apesar do efeito antitérmico deste medicamento, um significativo aumento da temperatura do corpo.
Nesta fase, deve-se dar atenção imediata à vítima, pois caso contrário a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intoxicação por medicamentos
  • intoxicaçao por medicamentos
  • Intoxicação por medicamentos
  • TST INTOXICACAO POR MEDICAMENTOS
  • intoxicaçao
  • Intoxicação
  • Intoxicação
  • intoxicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!