Intoxicação exogena

Páginas: 14 (3287 palavras) Publicado: 2 de junho de 2013
Intoxicações exógenas
1. INTRODUÇÃO
Intoxicação exógena pode ser definida como a consequência clínica ou bioquímica da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas. Como exemplo, dessas substâncias intoxicantes ambientais, podemos citar o ar, água, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos. Por sua vez, os principais representantes de substâncias isoladassão os pesticidas, os medicamentos, produtos químicos industriais ou de uso domiciliar.

2. INTOXICAÇÕES EXÓGENAS
Intoxicação exógena pode ser definida como a consequência clínica e/ou bioquímicas da exposição a substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas. Como exemplo, dessas substâncias intoxicou ambiental, podemos citar: medicamento,ar, água, alimentos, plantas, animaispeçonhentos ou venenosos. Por sua vez, os principais representantes de substâncias isoladas são os pesticidas, os medicamentos, produtos químicos industriais ou de uso domiciliar.As intoxicações exógenas são dividas em : química ,sintética e natural, sendo que as intoxicações ocorre pela via digestiva, quando é ingerido algo nocivo á saúde, pela via respiratória quando inalado substancia toxicas ouatravés de plantas e por animais peçonhentos. As intoxicações representa cerca de 10% dos atendimentos nos atendimentos de emergências. O caso mais significativos em adulto é a tentativa de suicídios, em crianças são intoxicações acidentais.
Via digestiva
* Ocorre pela via digestiva, causando alterações no funcionamento do organismo e pode levar à morte. A primeira medida a ser tomadaé verificar se realmente houve intoxicação.
Manifestação clinica:
* Hálito com cheiro estranho, mudança na cor dos lábios, dor,sensação de queimação na boca, garganta ou estômago, sono, confusão mental , vômitos ,diarreia paralisia, e convulsões.
Condutas de enfermagem:
* Coletar informação a respeito do agente toxico e observar nos rótulos ou bulas se existe alguma indicação deantídoto,
* Observe atentamente o acidentado, pois os efeitos podem não ser imediatos.
* Monitorar os SSVV da vitima.
* Preparar os materiais para lavagem gástrica, caso o tempo de ingestão seja inferior ou igual a 2 horas.
Via respiratória
A intoxicação por via respiratória,bastante frequente, é proporcionada pela inalação de gases ou substâncias voláteis com efeitos tóxicos, como omonóxido de carbono, os dissolventes orgânicos e algumas inseticidas.Pela via respiratória pode ocorrer a absorção de inseticidas, especialmente nos indivíduos que trabalham na aplicação dessas substâncias sob a forma de pulverização, operando contra o vento sem usar máscaras de proteção e, também, no uso de inseticidas sob a forma de aerossol (spray). A proteção das vias respiratórias éparticularmente importante quando da manipulação ou aplicação de formulações na forma de pós-secos também.Uma outra maneira, menos conhecida, de se intoxicar por via respiratória é através do ato de se fumar cigarros contaminados pelas mãos sujas. Embora pareça um ato inofensivo, deve-se considerar que um defensivo que entre por esta via é totalmente absorvido pelo organismo (praticamente a níveis de 100%).Além deste aspecto, corre-se o risco de se inalar um produto de degradação mais tóxico, uma vez que a alta temperatura da ponta do cigarro alcança a área contaminada com o defensivo
Manifestações clinicas
* Tosse e chiado no peito;
* Falta de ar,tontura , enjoo e febre;

3. INTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA
Medicamentos depressores do sistema nervoso central ( SNC)
Benzodiazepínico:
*Sedativo,hipnótico,ansiolítico ,são medicamento que atua aumentado a neutransmissao no sistema nervoso central .

Barbitúrico:
* Seu principal uso atualmente é anticonvulsivante, atuam prolongando o período de aberturo dos canais de cloreto, associado aos receptores GABA,fenobarbital é o principal representante.

Fenotiazínicos:
* Os derivados da fenotiazina, a princípio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • intoxicação exógena
  • Intoxicação exogena
  • Intoxicação Exógena
  • intoxicaçao exogena
  • Intoxicação exógena
  • Intoxicação exógena
  • intoxicação exógena
  • Intoxicação exógena

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!