intoxicação alimentar

Páginas: 2 (426 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Intoxicação Alimentar

Quando uma pessoa ou animal ingerem um alimento contaminado principalmente por bactérias, uma serie de sintomas desagradáveis são desencadeados pelo organismo. Normalmenteas pessoas associam a intoxicação com alimentos deteriorados/estragados, mas muitas vezes podem ingerir alimentos com boa aparência mas que estejam contaminados.
Existem três tipos principais debactérias que causam intoxicação alimentar: são as salmonelas, clostrídios e estafilococos.
As salmonelas são as mais freqüentes, é transmitida pela ingestão de alimentos como carnes, ovos e leite queforam contaminados ao entrar em contato com as fezes animal causando diarréias e mais raramente, dores de cabeça e febre.
Os clostrídios são resistentes ao cozimento e estão presentes no ar e no chão.As moscas contribuem muito para a contaminação. Normalmente causam dores abdominais, diarréia e raramente vômitos. O botulismo, causado por uma espécie de clostrídio, é de rara incidência, mas possuisintomas graves, atacando o sistema nervoso.
Os estafilococos presentes na pele, podem contaminar alimentos e intoxicar organismos pela toxina que é produzida pela bactéria.A intoxicação é provocadapor uma toxina que a bactéria produz e contamina os alimentos no momento de seu preparo ou manuseio.

Alimentos que mais provocaram problemas estão:
*Ovos crus e mal passados (responsáveis por22,6% das doenças).
*Pratos com alimentos de origem animal e vegetal (17,2%).
*Carnes vermelhas (11,6%). Sobremesas (10,9%).

Recomendações:
Como os alimentos contaminados por certos parasitas sãoos grandes responsáveis das intoxicações alimentares, é indispensável estar atento na hora da compra, transporte, armazenamento e preparo das refeições. Portanto:
* Lave bem as mãos antes dasrefeições ou de lidar com alimentos;
* Embale adequadamente os alimentos antes de colocá-los na geladeira ou no freeser;
* Lave os utensílios de cozinha, especialmente depois de ter lidado com alimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intoxicaçao alimentar
  • Intoxicação alimentar
  • Intoxicação Alimentar
  • INTOXICAÇÃO ALIMENTAR
  • Intoxicação Alimentar
  • Intoxicação Alimentar
  • Intoxicação alimentar
  • Intoxicação alimentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!