Intoleraancia religiosa

370 palavras 2 páginas
Intolerância
Religiosa

Aluno: Luiz Otávio Alvarenga Floriano 1ºB Nº 28
Data: 28/05/13
Professora: Márcia
Discilpina: História

A Reformar Protestante e a Contrarreforma inaugurou um período de mais de um século de guerras religiosas. Católicos e Protestantes acusaram-se mutuamente de servir ao diabo e então em nome da Cristandade cristã mataram-se uns aos outros. As inquisições católicas e protestantes demonstraram a luta pela intolerância, o desrespeito ao direito que todos têm de pensar diferente dos outros. Uma história que ainda não chegou ao fim e da qual todos nós pro vezes drasticamente tomamos parte.
Cinco séculos depois ainda podemos observar esta intolerância? O que mudou o que permaneceu?
Intolerância religiosa é um termo que descreve a atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças ou crenças religiosas de outros. Pode-se também resultar em perseguições religiosas e ambas têm sido comuns através da história. A maioria dos grupos religiosos já passou por tal situação numa época ou noutra. Floresce devido à ausência de tolerância religiosa.
Podemos colocar o antissemitismo como um exemplo de intolerância religiosa na antiguidade, que é o preconceito ou hostilidade contra judeus baseada em ódio contra seu histórico étnico, cultural e/ou religioso.
Coloco como exemplo de Intolerância Religiosa esta reportagem publicada no site da Rede Globo:
Um pai de santo acusa a atendente de uma lanchonete em “Lauro de Freitas”, região metropolitana de Salvador, de intolerância religiosa. O caso ocorreu no estabelecimento que fica dentro de um supermercado no bairro de Portão, no sábado (14).
"Quando ela [filha de santo] recebeu o troco, recebeu junto as seguintes palavras: Jesus te ama e quer salvar sua alma do satanás. Minha filha disse a ela que oxalá também amava ela e aí a evangélica disse que estava repreendido, que só existia um Deus e que nós servimos ao diabo. Eu

Relacionados

  • Preconceito
    1257 palavras | 6 páginas
  • pluralidade cultural de mato grosso do sul
    2561 palavras | 11 páginas