Intolerância pós-moderna

Páginas: 5 (1170 palavras) Publicado: 9 de abril de 2013
INTOLERÂNCIA PÓS-MODERNA
Ataques a monumentos históricos. Repressão. Massacres. Esses são alguns aspectos que trazem à luz uma discussão bastante importante na atual conjuntura contemporânea: a intolerância. A humanidade como um todo já está acostumada  a assistir episódios políticos, religiosos e sociais e demonstram essa atitude intolerante por parte de muitos, mas essa questão pede umaanálise mais profunda de suas causas e conseqüências. Embora não seja algo inédito, a intolerância tem, hoje, razões bastante específicas que devem ser estudadas com cuidado.
Em primeiro lugar, é necessário analisar a “cultura do eu”, cada dia mais enraizada em nossa sociedade. Na contemporaneidade, o mercado de trabalho é extremamente acirrado e competitivo, fazendo com que as pessoas tenham que,constantemente, se atualizarem e se superarem. Focando em si próprio, e no seu crescimento pessoal e profissional, o ser humano acaba por incentivar o individualismo, um dos maiores males do mundo atual. Este faz com que se aceite menos o outro, suas diferenças e especificidades, principalmente quando se afastam daquilo que é tido como normal, ou até mesmo correto, tornando o homem mais intolerante.Além disso, não podemos esquecer de considerar a questão dos preconceitos. Uma das mais marcantes características do mundo contemporâneo é a globalização que, embora traga muitos aspectos positivos, ela pode auxiliar a disseminar a intolerância. Com a ajuda da internet, há muitas idéias e informações difundidas indiscriminadamente para todos aqueles que têm acesso a ela. Dessa forma, muitosequívocos e ideologias deturpadas são espalhadas, ainda que não tenham uma relação direta com a questão inicial. Assim, as pessoas já enxergam certos assuntos com preconceitos, pois eles são vistos dessa maneira.
Portanto, fica bem claro que há diversos aspectos no mundo contemporâneo que fazem com que algo tão antigo quanto a intolerância tome formas catastróficas e até mortais. Cabe ao homempós-moderno selecionar as informações que recebe, buscando saber o que é coerente ou não. Além disso, não devemos radicalizar nenhum movimento político, religioso ou social, pois os extremistas existem em todo lugar, mas são minoria, e não devem responder pelo todo que representam.

Notícias
Caminhada contra a Intolerância Religiosa acontece nesta quinta-feira (15)
A marcha faz parte dascomemorações pelo dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro
14.11.2012 | Atualizado em 14.11.2012 - 11:45
Visualizações: 734
Tamanho da letra: -A | +A
Da Redação

Acontece na tarde do feriado desta quinta-feira (15), a 'Caminhada contra a Intolerância Religiosa', às 15h, partindo do final de linha do Engenho Velho da Federação. O objetivo da marcha é protestar contra as agressões aostemplos de matrizes africanas e apelar pelo respeito à diversidade.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), a caminhada faz parte do 'Novembro Negro 2012', mês da Consciência Negra no qual a data oficial no Brasil é celebrada no dia 20 do mês, que marca a morte de Zumbi dos Palmares.

Matéria original: iBahia
Caminhada contra aIntolerância Religiosa acontece nesta quinta-feira (15)
Intolerância religiosa: Polêmica vai além das salas de aula
Confusão em escola motivou denúncia a secretarias nacionais. Alunos evangélicos se recusaram a fazer um trabalho interdisciplinar sobre a cultura afro-brasileira
12 de Novembro de 2012
NÁFERSON CRUZ

Na sexta, após protesto dos alunos, representantes da OAB e de entidades de classese reuniram com professores da escola (Odair Leal)
O coordenador-geral da Coordenação Amazônica da Religião de Matriz Africana e Ameríndia (Carma), Alberto Jorge Rodrigues, vai solicitar a fiscalização e o acompanhamento dos alunos evangélicos da escola estadual Senador João Bosco de Lima, na Cidade Nova, Zona Norte, que se recusaram a fazer um trabalho interdisciplinar sobre a cultura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociedade Moderna e Pós-moderna
  • Sociedade Moderna e Pós Moderna
  • Arquitetura Moderna e Pós-Moderna
  • Arquitetura moderna e pos moderna
  • Arquitetura moderna e pós moderna
  • DA SOCIEDADE PÓS-INDUSTRIAL À PÓS-MODERNA
  • Da sociedade pós industrial à pós moderna
  • Arquitetura pós-moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!