INTINERARIO TEORICO EM PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO

1394 palavras 6 páginas
INTINERÁRIO TEÓRICO EM PSICOPATOLOGIA DO TRABALHO

Renato Oliveira Lima – 0721120123 Saúde do Trabalhador Professora: Elisabeth
Este artigo tem por objetivo apresentar uma das tentativas teóricas atualmente existentes no campo da saúde mental e trabalho. Tal tentativa vale-se especificamente da ‘’psicopatologia da vida cotidiana’’.
Psicopatologia do trabalho é a análise dinâmica dos processos psíquicos mobilizados pela confrontação do sujeito com a realidade do trabalho. ‘’Dinâmico’’ significa que a investigação toma como centro os conflitos que surgem do encontro entre um sujeito, portador de uma história singular, preexistente a este encontro, e uma situação de trabalho cujas características são, em grande parte, fixadas independentemente da vontade do sujeito. Isso significa que o sujeito corre o risco de não ser mais o mesmo de antes do início do conflito e que a realidade do trabalho também corre o risco de ser transformada.
Em razão dos progressos da psicopatologia do trabalho, propomos apresentar uma visão retrospectiva do itinerário que foi percorrido nos últimos 15 anos na teoria em psicopatologia do trabalho.
No começo das pesquisas em psicopatologia do trabalho, o contexto era dominado pela patologia profissional somática resultante dos danos físicos, químicos e biológicos do posto de trabalho.Existia uma importante literatura referente às doenças mentais, não tratava diretamente da saúde mental dos trabalhadores.
Nos anos 70, emerge lentamente uma demanda social sobre as condições psicológicas do trabalho e suas consequências sobre a saúde. As primeiras investigações era da patologia mental resultante do trabalho repetitivo, sob pressão de tempo, às manobras na construção civil e aos

Relacionados