INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO PROCESSO EDUCACIONAL RELACIONADO AOS PROBLEMAS DE TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH).

4563 palavras 19 páginas
4

INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NO PROCESSO EDUCACIONAL
RELACIONADO AOS PROBLEMAS DE TRANSTORNO DO DÉFICIT DE
ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH).

1. INTRODUÇÃO/REVISÃO DE LITERATURA
O presente estudo tem por objetivo investigar as concepções e práticas do psicólogo escolar acerca a escola e sua atuação diante ao aluno com Transtorno do
Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), pois, segundo Reis e Camargo (2008,
p.91), “o principal comprometimento decorrente do TDAH é o das funções executivas”, estas que são responsáveis pelas realizações de tarefas do cotidiano. Tais concepções auxiliam no conhecimento das determinantes do desempenho escolar de cada aluno para então auxiliá-los na execução das diversas atividades e encaminhar, quando necessário, ao auxilio de outros profissionais.
Segundo Teixeira (2003 p. 4), o psicólogo escolar “deve articular teoria e prática; diagnosticar o contexto escolar e propor a execução de um plano de ação; encarar a prática como pesquisa e produção de conhecimento; buscar aprimoramento constante[...]”, com isso, tem-se como possibilidade a aplicação de conhecimentos psicológicos na escola relativo ao processo ensino-aprendizagem e na análise das relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão.
Para Gaspar e Costa (2011, p. 122) “[...] o psicólogo atuava com base num modelo clínico dentro da escola, diagnosticando e encaminhando alunos” no que refere aos déficits de aprendizagem e desajustamentos comportamentais, justificando dessa forma, seu fracasso escolar. Atualmente, o psicólogo escolar, ultrapassa a identidade desse modelo médico e passa a enfatizar o papel de educador que pode assumir no âmbito educacional. “Nesse sentido, seu objetivo seria o de ajudar a aumentar a qualidade e a eficiência do processo educacional através da aplicação dos conhecimentos psicológicos” (MENDES, 2003 p. 39). Sua inserção na escola se dá para planejar programas educacionais para as crianças, além do

Relacionados