Intervenssão

382 palavras 2 páginas
Entre 1500 e 1822, o Brasil esteve sob acondição de colônia de Portugal. Durante a maior parte deste período, a intervenção portuguesa, de caráter claramente extrativo, se fez sentir de formas e intensidades diferentes no território dopaís. O tipo de intervenção variava de acordo com o interesse europeu sobre determinados bens, com o tipo de atividade econômica que a exploração desses bens produzia e com a viabilidade da atividade e doexercício de um controle efetivo da mesma dada às dimensões geográficas do país.
Entre as diversas atividades que se desenvolveram na época colonial – cana-de-açúcar, fumo, mineração
O IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA, traz a público as Contas Regionais de 2011, com os resultados do Produto Interno Bruto - PIB apresentados segundo a ótica da produção.
Assim como ocorreu na edição anterior, foram adotados, na presente divulgação, os parâmetros do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais em substituição aos do Sistema de Contas Nacionais, cuja base de referência está sob revisão neste momento. Assim, as estimativas ora divulgadas apresentam um nível de detalhamento mais restrito, vinculado à disponibilidade de informações do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, sendo, portanto, preliminares. Em 2014, quando da divulgação da nova série com referência em 2010, estes resultados serão reapresentados de forma definitiva, integrados, também, à nova série do Sistema de Contas Nacionais do Brasil.
Os comentários efetuados sintetizam o panorama da economia brasileira em 2011 e confrontam a participação relativa das Grandes Regiões e Unidades da Federação na composição do PIB nacional no período de 2002 a 2011, com destaques para o PIB per capita em 2011. Os resultados apresentados estão em consonância com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 1.0, e o glossário, ao final da publicação, registra os termos e

Relacionados

  • enfermagem
    533 palavras | 3 páginas
  • Fallujah
    2081 palavras | 9 páginas