Interven Es Necess Rias Em Situa Es De Desigualdades E Injusti As Raciais Que Ainda Vigoram No Brasil

264 palavras 2 páginas
Intervenções necessárias em situações de desigualdades e injustiças raciais que ainda vigoram no brasil.

Existem vários estudos como o artigo de Lucinda de Oliveira Dias, o texto Alisando o nosso cabelo, e o poema declamado por Elisa Lucinda, mulata exportação, que buscam analisar a relação entre políticas públicas de cidadania e desigualdades étnico-raciais no Brasil, onde os direitos humanos ainda não são garantidos efetivamente para alguns segmentos, como por exemplo para os negros.
Segundo algumas pesquisas voltadas para o tema, afirma que existe uma a necessidade das ações e políticas públicas que assegurem uma inserção dos negros no mercado de trabalho e nos sistemas educacional, político, social e cultural de forma igualitária. A aplicação de ações afirmativas em diversos campos sociais se torna uma importante arma para combater as desigualdades sociais e o racismo.
Segundo o autor, Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (1999), finalidade das ações afirmativas é combater efeitos acumulados de uma discriminação praticada que resultaram em desigualdades econômicas, educacionais, políticas e socioculturais. O autor cita como exemplo o sistema de cotas para negros, que são uma espécie de ação afirmativa que buscam, durante o seu tempo de aplicação, uma equidade por meio da inserção de pessoas negras em alguns espaços.
As pessoas que tem a oportunidade de participarem dessas ações afirmativas encontram coragem, descobrem seu potencial e adquirem mais conhecimentos para lutarem e exercerem os seus direitos.
A aplicação do sistema de cotas, em algumas instituições brasileiras, tem apresentado resultados positivos, e vem favorecer a redução das desigualdades sociais e a inserção de estudantes pertencentes a diferentes étnias-raciais de forma igualitária.

Relacionados