INTERVECOES EM ENFERMAGEM - NECESIDADES HUMANAS BASICAS

1277 palavras 6 páginas
RELAÇÃO DAS
INTERVENÇÕES DE
ENFERMAGEM COM A
SAE

TEORIAS DE ENFERMAGEM




Atualmente a enfermagem não é somente arte, mas uma ciência, pois se baseia em princípios científicos.
Teorias de enfermagem: traduzem em seus conceitos e modelos o infinito do trabalho profissional da enfermagem, fundamentado na ciência do conhecimento e do saber – cultural, social, comportamental.

TEORIAS DE ENFERMAGEM




As teorias indicam, sugerem, apontam uma direção de como fatos e eventos para, assim, direcionar o planejamento e determinação das intervenções de enfermagem. Estão voltadas para as necessidades e problemas Teoria ambiental (Florence Nightingale
– 1860)




Associou o estado de saúde do cliente aos fatores ambientais, percebido por meio de observação e coleta de dados.
Foco em: iluminação, ruídos, ventilação, higiene ambiental e pessoal, água pura, ambiente externo, utensílios dos pacientes, aspecto nutricional.

Teoria de solução de problemas (Faye
Glenn Abdellah – 1960)


Satisfazer as necessidades físicas, psíquicas, sociais e espirituais do indivíduo e família, com competência referente às relações interpessoais, de psicologia, crescimento e desenvolvimento, comunicação e sociologia, bem como de conhecimento das ciências básicas e competências específicas de enfermagem.

Teoria da Definição das Práticas de
Enfermagem (Virgínia Henderson – 1955)




Enfermagem como auxílio ao indivíduo, doente ou sadio,na realização de atividades que contribuam para a saúde, recuperação ou morte pacífica e tranquila, as quais o indivíduo realizaria sem auxílio se tivesse força, vontade ou conhecimento necessários, realizando de forma que ele alcance, adquira a independência tão rapidamente quanto possível. São 14 necessidades ditas como básicas, incluindo fenômenos oriundos de: fisiológico, psicológico, sociocultral, espiritual e de desenvolvimento.

Teoria do Auto-cuidado (Dorothea

Relacionados

  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas