Intertextudalidade entre Fernando Pessoa e Luiz Gonzaga

1425 palavras 6 páginas
Qual a relação que poderia existir entre Luiz Gonzaga e Fernando Pessoa?

Aparentemente nenhuma. Aliás, seria mesmo algo inusitado aproximar o velho Lua, o nosso rei do baião, do poeta modernista português Fernando Pessoa, mais precisamente de seu famoso heterônimo Alberto Caeiro.

Pois bem, até pode ser inusitado, mas é possível. Embora sendo artistas figurando em tempo e artes diferentes, com concepções de mundo distintas, ambos tem alguma coisa em comum. Por meio de uma análise, mais precisamente de uma relação intertextual, entre o poema 20 da obra O Guardador de Rebanhos, do mais importante heterônimo de Fernando Pessoa, e a música "Riacho do Navio", de Luiz Gonzaga, podemos estabelecer uma certa proximidade.

Fernando Pessoa foi um poeta que, segundo o crítico e também poeta Otávio Paz, foi "inventor de outros poetas e destruidor de si mesmo". Isto quer dizer que Pessoa, ao criar seus heterônimos, suas máscaras, transitava entre a irrealidade de sua vida cotidiana e a realidade de suas ficções. Sendo assim, Alberto Caeiro não é só mais um dos seus heterônimos; ele é antes de tudo um mestre de todos os outros, inclusive do próprio Pessoa.

Como se sabe, as criações de Pessoa pareciam ter vida própria. E na verdade tinham. Fernando Pessoa informa, em carta a Adolfo Casais Monteiro, que Caeiro nasceu em Lisboa, em 1889; e morreu na mesma cidade em 1915. Viveu quase toda a sua vida na quinta de Ribatejo.

Vejamos essas informações nas palavras do próprio Pessoa: "[Caeiro] nasceu em 1889 e morreu em 1915; nasceu em Lisboa, mas viveu quase toda sua vida no campo. Não teve profissão nem educação alguma [...], de estatura média, e, embora realmente frágil (morreu tuberculoso), não parecia tão frágil como era [...]; louro sem cor, olhos azuis [...], não teve mais educação que quase nenhuma - só instrução primária; morreram-lhe cedo o pai e a mãe, e deixou-se ficar em casa, vivendo de uns pequenos rendimentos. Vivia com uma tia velha, tia-avó". Suas obras

Relacionados