INTERTEXTUALIDADE – AS RELAÇÕES ENTRE OS TEXTOS Comunicação e Expressão

Páginas: 7 (1651 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
3 - INTERTEXTUALIDADE – AS RELAÇÕES ENTRE OS TEXTOS
Comunicação e Expressão -


Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores.
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
(DIAS, Gonçalves. Canção do exílio -1846)







Do que a terra mais garrida
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio"mais amores".
(Hino Nacional Brasileiro) data oficial 1909
Minha terra tem macieiras da Califórnia
(...)
Nossas flores são mais bonitas
Nossas frutas mais gostosas
Mas custam cem mil réis a dúzia.
(MENDES, Murilo. Canção do Exílio.) 1930



A citação de um texto por outro, a esse diálogo entre textos dá-se o nome de intertextualidade.
Um texto cita outro com,basicamente, duas finalidades distintas: primeiro, para reafirmar alguns dos sentidos do texto citado; e depois, para inverter, contestar e deformar alguns dos sentidos do texto citado; para polemizar com ele.
Assim, um escritor, ao fazer uso da palavra, muitas vezes, recorre a textos alheios específicos para fundamentar sua fala, discordar da fala alheia, citar um conceito, aludir a umconhecimento coletivo ou ilustrar o que pretender dizer etc. Dessa maneira, estabelece-se um diálogo entre dois ou mais textos.
A percepção das relações intertextuais, das referências de um texto a outro, depende do repertório do leitor, do seu acervo de conhecimentos literários e de outras manifestações culturais. Daí a importância da leitura. Quanto mais se lê, mais se amplia a competência paraapreender o diálogo que os textos travam entre si por meio de referências, citações e alusões. Diz-se que todo texto remete a outros textos no passado e aponta para outros no futuro. Quanto mais elementos reconhecermos em um texto, mais fácil será a leitura e mais enriquecida será a nossa interpretação, ou seja, a intertextualidade é um fenômeno cumulativo: quanto mais se lê, mais se detectam vestígiosde outros textos naquele que se está lendo. Reconhecer o GÊNERO a que pertence o texto lido é uma das chaves para a melhor interpretação do contexto.
A presença de vestígios de outros assuntos dá sustentação à tese de que intertextualidade constitutiva do texto é eminentemente interdisciplinar (o mesmo texto pode ser utilizado em diversas matérias com enfoques específicos a cada uma delas). Oconjunto de relações com outros textos do mesmo gênero e com outros temas transforma o texto num objeto tão aberto quantas sejam as relações que o leitor venha a perceber.
A intertextualidade permite entender por que a leitura desfaz as divisões entre as diferentes áreas do saber. O significado de um texto não se limita ao que apenas está nele; seu significado resulta da intersecção com outros.Assim a intertextualidade refere-se às relações entre textos os quais permitem que um texto derive seus significados de outros.
Quando um texto de caráter científico cita outros textos, isso é feito de maneira explícita. O texto citado vem entre aspas e em nota indica-se o autor e o livro de onde se extraiu a citação. Num texto literário, a citação de outros textos é implícita, ou seja, um poeta ouromancista não indica o autor e a obra donde retira as passagens citadas, pois pressupõe que o leitor compartilhe com ele um mesmo conjunto de informações a respeito das obras que compõem um determinado universo cultural. A essa citação de um texto por outro, a esse diálogo entre textos dá se o nome de intertextualidade.

Pode-se então perceber que intertextualidade nada mais é do que oconceito mais importante nos dias de hoje quando se fala sobre criação artística , principalmente a literatura. É muito difícil nos deparar atualmente no meio da cultura e do entretenimento com alguma coisa que seja realmente original. E isso se deve ao exercício constante da comparação, em que se estabelece, quase sempre, aproximações entre uma criação e outra. Quando se percebe que um texto usa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intertextualidade
  • Comunicação e Expressão
  • Texto comunicação e expressão
  • Trabalho de Comunicação e Expressão Textos Administrativos
  • comunicação e expressão Definição de textos administrativos
  • Intertextualidade entre os textos:
  • Texto e intertextualidade
  • Intertextualidade entre Textos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!