Intertexto - Paráfrase

Páginas: 4 (801 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Intertextualidade
Etimologia: A palavra paráfrase é derivada do médio-francês paraphrase, através do latim paraphrasis "uma paráfrase", do grego clássico paraphrasis "repetição de uma sentença" deparaphrazein "dizer em outras palavras" de para- "ao lado de" + phrazein "dizer"
1º O que é intertexto ?
A intertextualidade é uma espécie de conversa entre textos; esta interação pode aparecerexplicitamente diante do leitor ou estar em uma camada subentendida, nos mais diferentes gêneros textuais. Para compreender a presença deste mecanismo em um texto, é necessário que a pessoa detenha umaexperiência de mundo e um nível cultural significativos.
O intertexto só funciona quando o leitor é capaz de perceber a referência do autor a outras obras ou a fragmentos identificáveis de variadostextos. Este recurso assume papéis distintos conforme a contextura na qual é inserido. A pressuposta cultura geral relacionada ao uso deste mecanismo literário deve, portanto, ser dividida entre autorese leitores.
2º O que é paráfrase ?
A paráfrase é um tipo de equivalência semântica (estudo das palavras) responsável pela interligação de enunciados , ou seja, pela substituição de classesgramaticais variáveis e invariáveis entre estruturas léxicas e sintáticas. Em duas orações (A) O avião chegou com atraso e (B) O avião chegou atrasado, vamos dizer que (B) parafraseia (A), portanto (A) e (B)constituem orações sinônimas. A capacidade de fazer uma paráfrase é uma das estratégias que proporcionam maior produtividade e criatividade. Dessa maneira, a paráfrase melhora a redação do aluno queestuda nos ensinos fundamental e médio. Pesquisadores especializados em linguagem empregam testes de paráfrase para verificar o grau de desempenho na linguagem das pessoas que falam uma língua materna.O parafrasear tem o papel de transcrever, com palavras diferentes, a ideia central sobre um assunto. A paráfrase, assim, resulta do texto original, fazendo de forma direta e imperativamente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Intertexto
  • Intertexto
  • Parafrase
  • Intertexto
  • Parafrase
  • Paráfrase
  • Paráfrase
  • Parafrases

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!