INTERSETORIALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE

1120 palavras 5 páginas
INTERSETORIALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO E SAÚDE: PROJETO ESCOLA ABERTA UMA ÚNICA VISÃO PARA A MELHOR QUALIDADE DE VIDA DE TODOS
Amélia Rosa de Lemos- Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e Cursista do Saúde na Escola do CAED- UFMG

1 - INTRODUÇÃO
Não podemos desenvolver o tema “Qualidade de Vida" sem falarmos em saúde. Dentre os vários conceitos encontrados vamos nos ater aquele que diz que a saúde é “a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, casa, liberdade e acesso aos serviços de saúde. Sendo assim, é principalmente resultado das formas de organização social, de produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida” (BRASIL, 1986, p. 4).
Todos os fatores descritos estão diretamente relacionados à qualidade de vida, portanto qualquer alteração isolada ou conjunta desses fatores será responsável pela deterioração ou a perda da qualidade de vida.
Dentro de uma proposta que venha a somar com os conceitos acima, se encontra o Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, com o objetivo de fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar e consequentemente possibilitando uma melhor qualidade de vida a comunidade escolar. Na mesma linha se consolida O programa Escola Aberta que é fruto de cooperação técnica entre o Ministério da Educação, UNESCO e, em parceria com a Secretaria de Educação. As ações em conjunto visam à qualidade de vida não só da comunidade escolar, bem como de toda comunidade ao qual pertence.
Este trabalho objetiva estabelecer que a visão do Programa Mais Educação e do Programa de Saúde na Escola, que desenvolvem o Projeto Escola Aberta, atuam na consolidação da melhoria da qualidade de vida dos habitantes dos centros urbanos, a partir da promoção da saúde e da participação social.

2 - DESENVOLVIMENTO

Tem sido gradativo o interesse do poder publico

Relacionados