INTERSEMIOSE: Análise do filme, na adaptação do romance O CORTIÇO de Aluísio Azevedo

3297 palavras 14 páginas
INTERSEMIOSE: Análise do filme, na adaptação do romance O CORTIÇO de Aluísio Azevedo

Oliveira, Roberta Patrícia de
Graduandas em letras (UPE-Campus Mata Norte)
Orientadora: Lilian Barbosa

Resumo
Neste artigo, vamos analisar o romance naturalista, “O Cortiço” de Aluísio Azevedo. Os aspectos da adaptação do romance para o filme, e o contexto histórico da época, por meio dos aspectos da leitura. Os acontecimentos mais importantes na obra, e as características dos personagens, e do próprio cortiço. Mostrando as principais concepções do naturalismo no Brasil, como a exploração brutal do ser humano, e a animalização das pessoas.
Palavras-chave: Romance, Cortiço, Interesse, Exploração.

Abstract
In this article, we will analyze the naturalist novel, "The Slum" by Aluísio Azevedo. Aspects of adapting the novel to film, and the historical context of the time, through the aspects of reading. The most important events in the work, and the characteristics of the characters and the tenement itself. Showing the main conceptions of naturalism in Brazil, as the brutal exploitation of human beings, and animalization people. Keywords: Romance, Slum, Interest, Exploration.

Introdução Vamos analisar, os aspectos do romance Naturalista, o cortiço, de Aluísio Azevedo. E a obra cinematográfica observando as características social da época. Distinguir os hábitos dos personagens a partir de tipo social, o modo com as personagens eram tratadas. Falaremos do espaço, e tempo. Este artigo, retrata os detalhes do naturalismo no romance e na adaptação. Vamos observar o processo de adaptação do filme, pelo romance o cortiço.

Fundamentação Teórica
Antes de analisar um filme ou um romance, precisamos saber o contexto histórico, para definir as características da narrativa, e da adaptação. Sendo assim, a adaptação e quando o leitor/adaptador, faz da sua leitura uma análise a respeito da obra, ou seja, o adaptador pode fazer adaptação idêntica ou pode diferenciar

Relacionados