Interpretação psicanalítica do filme central do brasil sob o vértice do trauma

Páginas: 8 (1826 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2011
Interpretação Psicanalítica do Filme Central do Brasil
sob o vértice do Trauma

Waldemar Zusman

FILME: CENTRAL DO BRASIL - OS TRAUMAS DE DORA E JOSUÉ





Central do Brasil é um filme que se presta ao exame do fenômeno do trauma psíquico e de seus desdobramentos por um vértice psicanalítico. As duas figuras centrais do filme - Dora e Josué - são vítimasde situações traumáticas, ambas relacionadas com a ausência do pai, cada uma a seu modo. Ainda que distintas, elas, em certos momentos, se confundem. Caminham juntas até um desfecho final, que devolve a seus personagens uma certa dignidade e um certo reencontro com a plenitude de sua condição humana.

Josué tinha 9 anos e queria conhecer Jesus, o pai que jamais vira, pois ainda estava nabarriga de Ana, sua mãe, quando ela abandonou o marido e veio para o Rio de Janeiro, fugindo de um convívio insuportável.

Foi na companhia de Ana que Josué conheceu Dora, uma mulher de seus cinqüenta e poucos anos, escrevedora de cartas, professora primária, aposentada, que montava diariamente sua mesinha de trabalho na imensa e tumultuada gare da Central do Brasil, onde se punha àdisposição dos analfabetos saudosos e carentes de uma comunicação com pessoas de quem estavam distanciados.

Cada um ditava sua carta, que ela escrevia e se comprometia a postar.
Ela própria, no entanto, era também, uma dessas pessoas solitárias, carentes e saudosas como as que emergiam da multidão e vinham à sua mesa, ditar uma carta.

Dora, no entanto, não tinha para quemescrever. Sua mãe havia morrido quando ela tinha 9 anos, pouco depois do pai ter abandonado o lar. Ele era maquinista e ela ainda se lembrava, emocionada, do dia em ele a levou na cabine de comando do trem e deixou que ela tocasse o apito da locomotiva ao longo de uma de suas cotidianas viagens de trabalho.Tal como Josué ela também ansiava por encontrar o pai, a quem já não via desde pequena. Depois deter saído de casa, aos 16 anos, inesperadamente, ela o viu um dia na rua e,temendo, foi ao seu encontro, esperando ser reconhecida. Ele, no entanto, a tomou por uma jovem prostituta e lhe dirigiu os galanteios de praxe, algo embriagado. Dora o repeliu e se afastou dizendo ter se enganado. Aos traumas dos abandonos precoces: a mãe por falecimento e o pai que arranjara outra mulher, somou-se maiseste impacto, o de não ter sido reconhecida pelo próprio pai, que a tomara por aventureira. Este último episódio traumático deve ter resignificado (nachträglichkeit) e magnificado seus episódios traumáticos anteriores. Dora se tornou portadora de uma Neurose Traumática que modificou por inteiro o seu comportamento. A incidência do trauma sobre sua vida afetiva e sexual fez com que sua condiçãofeminina sucumbisse ao peso de uma enorme repressão

Dora, jamais se casou, e ostentava pouca feminilidade em seus modos.

A maneira como se vestia e a ausência de maquiagem facial faziam supor que ela adotara uma atitude reativa, destinada a inocentá-la da culpa fantasiada de ter querido seduzir o seu pai, naquele encontro eventual e desastrado.
Ela se tornara uma mulherendurecida e espinhosa, pouco feminina, áspera no trato, não muito propensa ao carinho e à delicadeza.

Trabalhou como professora primária. Depois de se aposentar, pressionada ainda pelo trauma daquele mal sucedido encontro instalou-se na Central do Brasil, uma gare de trem, como se ali fosse o lugar mais propício para reencontrar seu pai, o maquinista, que não a reconhecera. O complementodiabólico dessa espera era, no entanto, esse de escrever cartas, que ela não enviava, para pessoas carentes e solitárias, como ela própria o era.

Desde logo se percebe que Dora não é uma simples escrevedora de cartas. Ela também reage ao conteúdo das mesmas enquanto as escreve. Sua postura de um moralismo vitoriano resulta um super-ego severo, derivado dos traumas de rejeição, bem como da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Filme "Central do Brasil"
  • Roteiro do filme central do Brasil
  • Análise do filme “central do brasil”
  • Relatório do filme “central do brasil”
  • Análise do Filme Central do Brasil
  • Relatorio do filme central do brasil
  • Resenha Filme Central do Brasil
  • filme central do brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!