Interpretação do conto Peru de Natal

Páginas: 3 (608 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
Peru de Natal (analise)
O conto passa-se poucos meses depois da morte do pai, que representa a queda do regime patriarcal, feita de aparências, que mantém tradições, demonstrando a grandehipocrisia que predomina durante as frias reuniões familiares. A obra nos revela uma crítica à ideia que as pessoas têm em relação ao Natal, (comida, bebida, presentes) contrariando totalmente overdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus Cristo, a confraternização, o amor, etc.
Ainda sob a sombra do luto, o narrador (Juca) tem a ideia de possibilitar um pouco de alegria às suas“três mães”: mãe, irmã e tia. Expressa o desejo de comemorar com a degustação de um peru, que é o símbolo da felicidade sem culpa. Interessante é lembrar que a família nunca fora desses tipos de festejos,por causa do espírito econômico, seco do pai. Contudo, somente após o inconformismo do personagem principal (o filho), diante da situação vivida pela família, que apresentava uma falsa imagem defelicidade, vivendo sob o domínio “cinzento” do pai, e a persistência deste mesmo filho em levá-los a encarar uma nova vida, enfrentando o risco de estar ferindo a memória do “morto”, mas ao mesmo temposaboreando uma felicidade, talvez nunca antes sentida, é que as demais personagens se sentiram realizadas, mesmo atribuindo a “culpa” ao “louco” (o filho).
O personagem principal do texto procuramostrar para a própria família, o ambiente de hipocrisia em que viviam, trazendo para dentro de casa um verdadeiro ambiente familiar, oposto ao que conheciam. O filho provou que as tradicionaisreuniões de família eram apenas fachada, nesse momento ele traz a ternura, o compartilhar e a comunhão para o meio de sua família.
O narrador faz lembrar, que o pai não era um chefe de lar cretino, quedesprezava suas responsabilidades. Pelo contrário, nunca deixou de sustentá-la. Mas era incapaz daqueles pequenos prazeres. 
Durante a ceia de Natal, Juca decide que ele iria cortar o peru,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do conto peru de natal
  • Um peru de natal
  • O peru de natal
  • o peru de natal
  • peru de natal
  • O PERU DE NATAL
  • peru de natal
  • O peru de natal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!