Interpretação de sonhos

Páginas: 13 (3117 palavras) Publicado: 17 de março de 2013
Centro de Estudos Psicanalíticos
CURSO: Formação em Psicanálise Clínica
ALUNA: Sara Coqueiro de Souza Bauermeister

Módulo
INTERPRETAÇÃO DE SONHOS

SÃO PAULO
2011

SONHOS

Tanto os sonhos como os devaneios tendem a ser mensageiros de comunicação codificadas.
Deve-se reconhecer, portanto, que eles freqüentemente representam importantes percepções inconscientes válidas sobre oterapeuta. Além disso, eles podem servir, para expressar importantes fantasias inconscientes, incluindo seus aspectos dinâmicos e genéticos.
Freud (1900) ofereceu um modelo básico do funcionamento humano, no qual ele considerava que os sonhos manifestos eram estimulados pelos resíduos do dia, ou seja, acontecimentos do dia do sonho. Esse modelo de estímulo da realidade e resposta intrapsíquica temservido como fundamento do processo de escuta desenvolvido. Em lugar de resíduo do dia, o termo contexto adaptativo é usado para enfatizar as qualidades de adaptação, evocação do estímulo para a experiência, reações e comunicações do paciente. O conjunto de livres associações do paciente substituiu o sonho. Além disso, foi atribuído maior significado à superfície do material do paciente, bem como assuas implicações latentes.
Em princípio, o terapeuta escuta os sonhos de uma maneira comparável àquela com que acompanha todo o material do paciente. Em um nível manifesto, dependendo da natureza de seus conteúdos, um sonho pode revelar importantes indicadores ou pode representar um contexto de intervenção ativado através de alguma alusão direta ao terapeuta. Em termos de suas funções derivadas,um sonho manifesto pode servir como um forte mensageiro de significados derivados, dinâmicas e genéticas, percepções e fantasias.
Muitos sonhos estão repletos de imagens dinâmicas e genéticas óbvias. Alguns sonhos são, naturalmente, relativamente destituídos de elementos potencialmente significativos. Entretanto, o sonho fértil tende a conduzir os terapeutas em direção a formulações derivadas, dedinâmicas e genéticas intrapsíquicas que não levam em consideração os estímulos de adaptação, evocação, de parte do terapeuta e o contexto da interação terapêutica. Ao pesquisarmos e analisarmos o conteúdo teórico do sonho, encontramos também uma tendência a considerar os sonhos inteiramente em termos de formações de fantasias inconscientes, com a lamentável desconsideração pelas formas nas quaiseles podem representar percepções inconscientes válidas na forma dissimulada. Algumas vezes, a percepção ou fantasia apropriada é relatada com pouca dissimulação e a única defesa substancial é o uso de deslocamento a fim de evitar a percepção direta de que a mensagem bruta envolve o terapeuta.

Para entendermos melhor, faz-se necessário citarmos o histórico do tema: SONHOS.

Até antes dasdescobertas de Freud, a busca de entendimentos dos sonhos, que desde sempre acompanham o seres humanos, estava entregue aos demiurgos e charlatães em geral que procuravam extrair anúncios proféticos, premonitórios, mensagens de espíritos ou interpretações fantásticas. Da mesma forma, na época em que a ciência começava a dar seus passos mais firmes, coube aos filósofos e a alguns médicosneuropsiquiatras tentarem desvendar os mistérios e enigmas contidos no ato de dormir e de sonhar, mas não conseguiram passar do plano das especulações, além de também, insistirem na tecla de emprestarem a cada fragmento simbólico, de qualquer sonho, um determinado significado específico, o qual valeria para todas as pessoas.
A partir de Freud, como citamos anteriormente, com a elaboração e publicação do seumais famoso livro, A interpretação dos sonhos, os sonhos não só ganharam uma nova dimensão científica, como também o aprofundamento de seu estudo abriu as portas para a consolidação da teoria da psicanálise. Esse trabalho, no qual Freud traz uma abundância de sonhos pessoais, representa um marco essencial na história da psicanálise pelas seguintes razões:

1) Representa a primeira análise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interpretação dos sonhos
  • A interpretação dos sonhos
  • A interpretação dos sonhos
  • Interpretação dos sonhos
  • A interpretaçao dos sonhos
  • Interpretação dos sonhos
  • interpretaçao dos sonhos
  • A interpretação dos sonhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!