Internet no Brasil

Páginas: 5 (1151 palavras) Publicado: 2 de julho de 2013
A Internet no Brasil

No ano de 1987, foi realizada uma reunião na Universidade de São Paulo, na qual estavam presentes representantes do governo e da Embratel, com o objetivo de criar uma rede que visava interligar a comunidade acadêmica e científica do Brasil com outros países com a finalidade de trocar informações.

Em 1988, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) conseguiuse conectar a Universidade de Maryland, acessando a Bitnet (Because It's Time Network), uma rede que permitia a troca de mensagens. No mesmo ano, em São Pauloa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) se conectou ao Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab) em Chicago, também por meio da Bitnet.

Em 1989, a Universidade Federal do Rio de Janeiro também se conectou àBitnet através de uma universidade americana, tornando-se a terceira instituição a ter acesso a essa tecnologia. Nesse ano, foi criada, com o apoio do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que durante a década de 1990 foi a responsável por fornecer acesso a internet a aproximadamente 600 instituições, ou seja, por volta de 65 milusuários.

No ano de 1991, o acesso a rede de informações, já denominada internet, já era utilizada também por órgãos do governo e instituições educacionais de pesquisa. Nessa época a internet era utilizada para transferências de arquivos, debates e acesso a base de dados nacionais e internacionais. Em 1992, ocorreu a implantação de uma rede que cobria grande parte do país. Inicialmenteinterligava onze estados, uma rede de equipamentos e linhas de comunicação que compunham o que se pode chamar de central da RNP.

Nos anos seguintes seguiu o processo de divulgação dos benefícios da internet entre os estudantes e empresas privadas. Em 1994, alunos da USP criaram inúmeras páginas na Web, estima-se que mais da metade existentes no país haviam sido elaborados pelos mesmos. Somenteem 1995, foi realizada a primeira transmissão a longa distância entre os estados, realizada por São Paulo e Rio Grande do Sul, e finalmente neste mesmo ano foi liberada a operação comercial no Brasil, mas ainda assim sem alcançar grande desenvolvimento. No mesmo ano, foi criado o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), com a atribuição de coordenar e integrar todas as iniciativas de serviçosInternet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.
O ano de 1996, foi o que realmente alavancou a internet, foram criados diversos provedores e o número de usuários cresceu rapidamente.
Em 96, foi um ano promissor. O “grande boom” da internet começava a se tornar popular no país. Havia um pouco da melhora nos serviços prestados pela Embratel. Ainternet brasileira mostrava um crescimento não só de usuários como de provedores de acesso à rede. Neste ano, o cantor Gilberto Gil fez o lançamento de sua música pela internet, cantando uma versão acústica e ao vivo, conversando com internautas sobre sua relação com a rede.
Já em 1997, pode-se considerar o ano da internet no Brasil, pois centenas de provedores novos entravam no mercado e vários sitesde língua portuguesa já davam sinais de vida na rede. E pela primeira vez o governo Brasileiro divulga para população a entrega da declaração do imposto de renda pela internet.
Em 96, foi um ano promissor. O “grande boom” da internet começava a se tornar popular no país. Havia um pouco da melhora nos serviços prestados pela Embratel. A internet brasileira mostrava um crescimento não só deusuários como de provedores de acesso à rede. Neste ano, o cantor Gilberto Gil fez o lançamento de sua música pela internet, cantando uma versão acústica e ao vivo, conversando com internautas sobre sua relação com a rede.
Já em 1997, pode-se considerar o ano da internet no Brasil, pois centenas de provedores novos entravam no mercado e vários sites de língua portuguesa já davam sinais de vida na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTERNET NO BRASIL
  • Internet no brasil
  • Internet no Brasil
  • A INTERNET NO BRASIL
  • Internet no brasil
  • internet no Brasil
  • Internet no brasil
  • Internet no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!