Internetês

Páginas: 19 (4696 palavras) Publicado: 30 de junho de 2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE/LAUREATE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

INTERNETÊS

MANAUS – AM
NOVEMBRO/2010
ROMÊNIA FEITOSA DE SOUZA

INTERNETÊS

Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial na disciplina de Morfologia da Língua Portuguesa, ministrada pela profª Hydelvídia Cavalcante, do curso de Letras do Uninorte/Laureate.MANAUS – AM
NOVEMBRO/2010
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A busca pela rapidez e informalidade no bate papo, são os principais fatores que levam os internautas a fazerem uso da linguagem que está virando “febre” em todo o mundo, a saber, o internetês. Trata-se de uma linguagem com abreviações de palavras ou troca de fonemas, para que tudo se torne mais prático. Nesta pesquisa, abordaremos um conceitomais apurado do que realmente vem a ser o internetês, quem são os usuários dessa linguagem, a própria linguagem, e, o que os estudiosos juntamente com os professores, que são os mais preocupados com essa nova “interferência” à norma padrão da língua, pensam a respeito. Inicialmente, vale lembrar que o internetês “interfere” somente na escrita, por isso não representa uma ameaça para a LínguaPortuguesa, é o que veremos no decorrer deste trabalho.

1. CONCEITO E ORIGEM

O internetês é conhecido como o português digitado na internet, caracterizado por simplificações de palavras que levariam em consideração, principalmente, uma suposta interferência da fala na escrita. Internetês - é um neologismo (de: Internet + sufixo ês) que designa a linguagem utilizada no meio virtual, em que "aspalavras foram abreviadas até o ponto de se transformarem em uma única expressão, duas ou no máximo cinco letras", onde há "um desmoronamento da pontuação e da acentuação", pelo uso da fonética em detrimento da etimologia, com uso restrito de caracteres. O vocábulo aponta ainda para a prática de escrita tomada como registro divergente da norma culta padrão. Usado inicialmente apenas para IRC(Internet Relay Chat), que é um protocolo de comunicação muito utilizado na Internet. Ele é usado basicamente como bate-papo e troca de ficheiros, permitindo a conversa em grupo ou privada
Os avessos a essa prática de escrita consideram que os adeptos do internetês são “assassinos da língua portuguesa”. Nesse contexto, perguntas como “Há um processo de transformações com o uso da internet?” ou “Hádegradação da escrita com a introdução da internet na vida das pessoas?” são cada vez mais frequentes. É, pois, com base nesse critério de pureza projetada como ideal da escrita que muitos individuos fazem a crítica ao internetês, tomando-o como “a não língua portuguesa”. A imagem de degradação da escrita pelo uso da tecnologia digital é resultado da ideia de que há uma modalidade de escrita pura,associada seja à norma culta padrão, seja a gramática, seja à imagem de seu uso por autores literários consagrados. Haveria assim, um tipo de escrita sem “interferências da fala”, que deveria ser seguido por todos, em quaisquer cicunstâncias.
Integrados à tecnologia e com acesso fácil a computadores e conexões de banda larga (62% dos nossos internautas a usam), os jovens buscam respostas rápidas,proximidade com seus interlocutores e nutrem a expectativa de aproveitar cada momento de diversão. A ansiedade por contato teria estimulado, assim, o hábito de escrever mensagens e a busca de novas formas de expressão ligeira e funcional. No pacote, vieram a simplificação da linguagem e a farta eliminação de vogais.
Na ponta do teclado, o internetês dá nome a um conjunto de abreviações desílabas e simplificações de palavras que leva em conta a pronúncia e a eliminação de acentos. De quebra, acrescenta uma leve dose de humor às mensagens on-line. Não o suficiente para evitar inúmeras críticas, como a de que os jovens têm sido induzidos a escrever mal e a de ser um frankenstein de linguagem, excludente e viciada.
Mas, ao contrário do que se pensa, o internetês é uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Internetês
  • Internetês
  • Internetes
  • Internetês
  • O Internetês
  • internetes
  • internetês
  • Internetês

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!