internal combustion envine

2438 palavras 10 páginas
SISTEMAS ELÉTRICOS II
Bow Thruster

Prof. Ataíde

3MB

Al. Machado
Al. Hédipo
Al. Moury
Al. Cavalcanti

Sumário

1. Introdução
Bow thruster são hélices laterais acoplados em um motor elétrico ou hidráulico e instalados em um túnel aberto em ambos os lados do casco a vante do navio, abaixo da linha d’água. Seu funcionamento consiste em jogar a água para o outro lado, auxiliando assim, nas manobras de atracação e desatracação dos navios, como também no deslocamento deles em canais estreitos. Isso economiza dinheiro e tempo para a companhia de navegação por causa da menor estadia dos navios nos portos e de não necessitar de rebocadores para atracação.
Os navios equipados com propulsores túnel normalmente têm um sinal marcado acima da linha de água ao longo de cada propulsor de ambos os lados, como uma grande cruz em um círculo vermelho.

1.1. Custo
Todos as embarcações podem ser equipadas com os bow thruster, porém são equipamentos caros, por exemplo, Um modelo com hélice normal e capacidade de empuxo de 25 kg, custa cerca de R$ 3 500, sem instalação, que custa outro tanto. Então, é não é muito viável ter um equipamento tão caro como esse em uma lancha de passeio. A quantidade de bow thrusters depende do comprimento do navio.

1.2. Pioneira
A maior fabricante mundial de bow thrusters é a holandesa Vetus, justamente porque foi na Holanda, com seus estreitos canais, que eles surgiram. Mesmo em barcos equipados com dois motores (que manobram bem melhor do que barcos com apenas um motor), o uso do bow thruster faz diferença.

1.3. Propulsão a jato d’água
Um propulsor a jato d'água é um tipo especial que utiliza um dispositivo de bombeamento em vez de uma hélice convencional. A água é descarregada através de bocais, que aumentam a velocidade do jato que sai. Jato d’agua (Waterjets) geralmente têm a vantagem de penetrações em cascos menores. Além disso, a velocidade

Relacionados