Internacionalizaçao

Páginas: 26 (6472 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Inês Vasconcellos – Joana Meireles Rodrigues – Nuno Gaspar – Rafael Figueira
2 de Maio 2012

Índice Remissivo

I. Empresa e caracterização do negócio 3
História, desenvolvimento, líder, marcos principais, crescimento da empresa ao longo do tempo 3
Análise da envolvente de negócio da empresa 5
Factores Críticos de Sucesso 5
Modelo de Porter 7
Competitive Intelligence 8
Principaismotivações e obstáculos da empresa para internacionalizar 10
II. Negócio e sua envolvente 11
Caracterização e enquadramento do país de origem 11
III. País para Internacionalização 11
Caracterização e enquadramento do país de destino 11
IV. Processo de Internacionalização 11
Definição, caracterização e escolha do modo de entrada 11
V. Proposta de estratégia internacional e gestão das operaçõesinternacionais 12
Debate sobre as principais actividades exercidas em cada mercado onde a empresa já está presente; gestão, organização, controlo e estratégia internacional da empresa 12
VI. Conclusões, Críticas, Recomendações e Sugestões 13
VII. Bibliografia 16

I. Introdução

Com um crescimento acelerado desde 2007 até à data, o h3 tem vindo a expandir a sua área de comercialização, não só emterritório nacional, como além fronteiras.
Através deste estudo de caso, será nosso principal objectivo evidenciar os principais marcos históricos do desenvolvimento deste negócio que, até aos olhos dos seus criadores, tem tido um desenvolvimento acima do expectável.
Quais as características de Portugal que permitiram este desenvolvimento notável? O que viram estes três sócios que mais ninguémhavia visto? Como é que este nicho de mercado nunca havia sido antes explorado?
Para além destas questões, é nosso intuito perceber quais as estratégias de internacionalização usadas pela empresa e o porquê dos países escolhidos.
Com alguma humildade, propomos que o próximo país na lista de expansão seja o Reino Unido, numa tentativa de “regresso às origens” e de massificação do público-alvo. Asprincipais estratégias para que a forma de entrada seja o mais bem sucedida possível são também por nós apontadas, bem como algumas recomendações, com base na literatura revista e analisada no decorrer da disciplina de Gestão Internacional.
II. Empresa e caracterização do negócio
História, desenvolvimento, líder, marcos principais, crescimento da empresa ao longo do tempo

Tudo começou comuma pergunta: “Por que razão não se pode comer bem num centro comercial?”
A h3 – Hambúrgueres GourmetTM foi criada em 2007 por três sócios fundadores: Albano Homem de Melo (ex-publicitário) , António Cunha Araújo (ex-advogado) e Miguel van Uden (ex-consultor/mediador imobiliário) . O que os unia? Uma enorme cumplicidade, amizade e gosto pela comida.
A ideia da criação da marca teve por base orestaurante Café 3, aberto em 2005, na Avenida da Liberdade, dos sócios Albano e Nuno. Estando cheios ao almoço, o movimento ao jantar era fraco; verificando o sucesso que os hambúrgueres tinham, apostaram numa ementa especializada deste prato. Os hambúrgueres gourmet existiam já em algumas ementas dos melhores restaurantes mundiais mas, pelo uso de ingredientes mais nobres, os preços desteshambúrgueres atingiam preços exorbitantes. A inovação dos três sócios surgiu no conceito de vender hambúrgueres melhores, em pratos aquecidos e num sistema de “fast food”; algo que não existia no mundo inteiro e a que os próprios sócios denominam como sendo “out of the box”.
A primeira loja da cadeia h3 foi inaugurada no Dolce Vita Monumental, em Lisboa, em Julho de 2007. A segunda loja foi aberta noAmoreiras Plaza no mesmo ano. As perspectivas de crescimento contemplavam a abertura de 10 lojas em 3 anos, mas em 2012 já contam com 38 estabelecimentos abertos ao público em Portugal, sem que nenhum tivesse necessidade de ser encerrado. Duas das lojas em Portugal são megastores; uma na Baixa-Chiado (no número 13 da Rua da Trindade) e outra no Parque das Nações (aberto na Av. Do Índico a 16 de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • internacionalização
  • internacionalização
  • Internacionalização
  • Internacionalização
  • Internacionalização
  • internacionalização
  • Internacionalizaçao
  • Internacionalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!