Internacionalização

Páginas: 12 (2973 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Administração OTÁVIO REZENDE

Resumo: INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE BIOTECNOLOGIA EM BELO HORIZONTE – MG, BRASIL

Denilson Teixeira Fernanda Arcanjo Rejane Farias

Belo Horizonte 2012

INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE BIOTECNOLOGIA EM BELO HORIZONTE – MG, BRASIL INTRODUÇÃO A internacionalização de empresas costumaconcentrar discussões em dois tipos distintos de análise: no processo gradual de atividades empresariais internacionais, onde ocorre um crescente comprometimento da empresa com o mercado externo, ou nos estágios de internacionalização como inovação da firma, seja em melhorias e métodos sejam em processos empresariais (ANDERSEN, 1993). Esses modelos podem ser considerados muito lentos para setoresintensivos em conhecimento, como o de Biotecnologia, onde é grande na possibilidade de uma empresa ser um born global devido a fatores como mudanças tecnológicas, conhecimento técnico de seu fundador, a seus produtos estarem direcionados a nichos específicos de mercado onde existe forte demanda e ao fato de ver o mundo como um único mercado.

Em 2004 foi realizado um diagnostico da indústriaBiotecnologia em Minas Gerais identificando se mudanças no comportamento das empresas do setor em relação às exportações, ficando notório um distanciamento da postura convencional de foco, predominante no mercado interno. O crescimento da participação das empresas do setor nas exportações nacionais teria, como principal mercado alvo, os países da América Latina (JUDICE, 2005). Porém, para poderparticipar como agente ativo do comércio internacional é necessário ter competitividade e autoconhecimento (CORTIÑAS; MANOEL; GAMA, 2002).

É sob essa perspectiva que este estudo tem o propósito de dimensionar o estágio de estruturação para exportação das empresas integrantes do Arranjo Produtivo Local de Biotecnologia da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APL Biotec).

Os temas maisimportantes da pesquisa relacionam-se à capacidade do setor em atender as exigências internacionais de práticas de produção, aquisição de experiência na importação de matéria-prima e pessoal com alto nível de formação técnica e acadêmica. Os principais entraves para a internacionalização estão vinculados à gestão comercial das operações internacionais.

Competividade Internacional

Na medida em queuma empresa se internacionaliza, ela evolui e conquista melhorias para si e para seu País, ampliando o mercado, ganhado conhecimento, tecnologia e novos processos são algumas vantagens que contribui para um melhor posicionamento estratégico e demandam melhorias aos seus fornecedores – com exigência padrão global. A competição internacional projeta globalmente a marca da empresa e os seus produtos,gerando, dessa forma, o ajuste automático dos preços á realidade de um mercado extremamente competitivo. Adequação de métodos produtivos a diferentes exigências de qualidade e as novas tecnologias, para conquistar esses benefícios, a empresa deve estar apta a alguns fatores de aperfeiçoamento da sua competividade. Sendo esses que se destacam qualidade, design, embalagem, preço e serviço pôs venda(CORTINAS; MANOEL; GAMA, 2002). Competividade deve ser entendida como a capacidade da empresa de criar estratégias concorrenciais que lhe permitam conservar, de forma duradoura, uma posição sustentável no mercado. O sucesso dependera das vantagens competitivas com que cada empresa se esforça e diferenciem favoravelmente das demais, como suto e/ou preço mais baixo, melhor qualidade, menor lead-time,melhor serviço ao cliente, entre outros. Portanto, adquirir características necessárias a competividade internacional passou a ser uma necessidade para a sobrevivência da empresa, independente do segmento ou mercado em que atua. Inovação Tecnológica A competividade de um país depende da capacidade de inovar a sua indústria. Para explicar porque determinado país proporciona uma base doméstica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • internacionalização
  • internacionalização
  • Internacionalização
  • Internacionalização
  • Internacionalização
  • internacionalização
  • Internacionalizaçao
  • Internacionalizaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!