Internacionalização da havaianas

Páginas: 6 (1414 palavras) Publicado: 15 de junho de 2012
As Havaianas, marca da empresa Alpargatas, foi criada na década de 60, inspirada pelas sandálias japonesas Zori. Inicialmente se baseava em produtos de baixa qualidade e preço, direcionados á classe C, D e E. Como o produto começou a ser visto como barato e ruim diante da concorrência com os modelos Rider e Grandene, houve uma queda nas vendas que só se recuperou em 1994 com o advento do PlanoReal, que elevou o padrão de vida e o poder aquisitivo da população brasileira e possibilitou reposicionamento da marca, transformando o produto em um objeto de desejo, criando linhas diferenciadas (Havaianas Top) e tendo como principal aliada a dificuldade de imitação.
As sandálias Havaianas deixaram de ser um simples chinelos e se transformaram em acessórios de moda que hoje conseguem atendertodas as classes e características do publico tanto demográficas quanto psicográficas, comportamentais e geográficas, com exceção do clima, pois não é possível ainda atender o publico de locais extremamente frios. Atualmente ela se posiciona como mercado de luxo, sendo distribuída em redes varejistas especializadas inclusive no exterior para manter o posicionamento Premium. Foram criadosdepartamentos direcionados para exportação para vigiar a comunicação entre agentes e distribuidores locais, que são muito qualificados e exclusivos, para poderem promover exposição das marcas em pontos-de-venda estrategicamente adequados para cada país.
Após o reposicionamento nos anos noventa, as Havaianas aproveitaram o sucesso dentro do Brasil e decidiram experimentar enviar a marca para fora, tendo queenfrentar o seu maior concorrente que são as sandálias de fabricantes chineses que dominavam cerca de 50% do mercado mundial. Destinando inicialmente suas exportações apenas para a América do Sul ,a marca se destacou pela primeira vez fora do Brasil através de uma amostra sobre a América Latina na luxuosa Galeries Lafayette, onde foram vendidos três mil pares. Atualmente as Havaianas estãopresentes em 5 continentes e 81 paises e são valorizadas pela customização. A Austrália se destaca como o país que mais consome a sandália no mundo, seguida pelo Brasil, Venezuela e Colômbia.
Um grande concorrente internacional e nacional da Alpargatas é a Grendene, que apesar de possuir menor participação no mercado brasileiro (19,1%), supera em receita bruta de vendas e lucro liquido de venda deacordo com dados de 2007 em relatórios de divulgação das marcas, apesar de que em 2010 a Alpargatas alcançou um recorde de lucro de vendas. A grendene está desde 1971 no mercado e trabalha hoje com tecnologia de ponta, possuindo boa inteligência interna que trabalha a partir das novas tendências, controlando despesas e acelerando a produção. Possui política de responsabilidade ambiental em seusprodutos que são em grande parte feitos de PVC reaproveitavel, portanto é maior consumidora de PVC flexível do mundo. Possui como vantagens as mais avançadas fabricas injetadas no mundo, maior produção de sandálias e melhor capacidade de entrega em prazos menores do que a da concorrência.Também investe muito em marketing garantindo visibilidade da empresa em eventos de moda e esporte, utilizandotambém a imagem de famosos pra reforçar a identidade da marca.
Para enfrentar a concorrência que se encontra em posição competitiva de desafiantes do mercado possuindo vários pontos semelhantes, a marca Havaianas utiliza funcionários capacitados gerando aumento na produtividade e também de avanços tecnológicos para criar sandálias diferenciadas com exclusivo material de borracha que é maisconfortável e flexível que o PVC. A estratégia é investir muito mais na imagem e posição de destaque da marca do que no lucro. As sandálias fazem parte de 50% do lucro da empresa e já oferece chaveiros, toalhas, meias e pingentes para celular, mostrando grande extensão da marca. Em âmbito global, o avanço tecnológico nas ultimas décadas possibilitou maior flexibilidade no mercado de calçado mantendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de internacionalização: Caso Havaianas
  • Apresentação internacionalização havaianas
  • Internacionalizaçao
  • internacionalização
  • internacionalização
  • Internacionalização
  • Internacionalização
  • Internacionalização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!