Internação compulsória para dependentes químicos

Páginas: 3 (571 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
O conceito de internação compulsória para dependentes químicos vem repercutindo na mídia, haja vista o maciço embate entre a liberdade do usuário e o poder potestativo do Estado, alguns aspectosdevem ser analisados na abordagem desta questão.
A dependência química é um dos fenômenos de mais difícil resolução da humanidade, a mesma acarreta ou aflora inúmeras consequências negativas ao corpohumano, inclusive as chamadas comorbidades (doenças psiquiátricas associadas), como psicose, paranoia, esquizofrenia, manias, bipolaridade, entre outras. A consequência mais notória é a agressão aosistema neurológico, provocando problemas cognitivos e, em alguns casos, oscilação de humor. Isso remete ao perigo que o usuário expõe a si e a outras pessoas no convívio social.
Quando a situação fáticados mais de dois milhões de usuários apresenta um cenário degradante e insustentável, lançados na sarjeta à própria sorte, medidas como a internação compulsória ou involuntária podem ser plenamenteadotadas dentro de um Estado de Direito, em que todos são iguais perante a lei, garantidos o direito à vida e à liberdade. Todavia, recursos como esses se mostram ineficazes na análise de depoimentos econduta de ex-internos.
A internação compulsória cabe quando todos os recursos estiverem esgotados, a reivindicação da sociedade para com o Estado é da inserção de políticas públicas eficazes, defesade direito a vida, saúde e dignidade.
A saúde integral é dever do Estado e não há situação em que ele possa se furtar. A dependência de drogas é um problema que atinge a todos nós, direta ouindiretamente. Chegamos a um estado de alerta no qual apenas criticar, cruzar os braços ou fechar os olhos já não é mais possível. Somente com ação e com um trabalho conjunto e integrado corrigiremos osrumos que queremos deixar para nossos descendentes. A integração das forças entre o Estado e o cidadão junto à comunidade é de suma importância no alcance do êxito contra esse problema que afinge toda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Internação compulsória para dependentes químicos
  • internação compulsoria de dependentes quimicos
  • INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE DEPENDENTES QUÍMICOS
  • internação compulsória do dependente químico
  • Internação compulsória de dependentes químicos
  • INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA DE DEPENDENTES QUÍMICOS
  • Internação compulsória de dependentes quimicos
  • internaçao compulsoria dependentes quimicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!