Intermodalidade

Páginas: 6 (1328 palavras) Publicado: 3 de maio de 2014
SENAI
UNIDADE BARRA MANSA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO


ALUNOS: Bruna Morcerf
Jessica Dutra
Leandro Mangelli
Pedro Henrique Bevilaqua
Sullian Carvalho
Tatiane Soares
Uemerson Chagas
Valéria Ribeiro


ABRIL – 2014SUMÁRIO

Introdução ...................................................... 3
Intermodalidade ............................................. 4
Tendências da intermodalidade no Brasil ....... 5
Conceitos Principais ........................................ 6
Vantagens ........................................................ 7
Conclusão........................................................ 8
Bibliografia ...................................................... 9














INTRODUÇÃO


A complexidade da economia moderna, representada pelo rápido avanço da tecnologia e pela necessidade crescente de diminuir as diferenças temporais e operacionais entre a compra e a entrega dos bens de serviços, acarretando novos desafios.
Os principais objetivos dalogística é planejar, executar e controlar o transporte, a movimentação e armazenagem dos produtos dentro e fora das empresas, garantindo a sua integridade física e o prazo de entrega combinado com o cliente.
Por outras palavras, a logística é uma parte da cadeia de abastecimento que projeta, implementa e controla, com a necessária eficácia, o fluxo de armazenagem e bens, serviços e informações, entre oseu ponto de origem e o seu ponto de consumo, a fim de satisfazer todas as exigências dos envolvidos.











A INTERMODALIDADE

Transportar significa, de uma forma simples, mover pessoas ou mercadorias de um determinado local para outro. O meio de transporte pode ser:
Por água - usando navios, barcaças ou barcos;
Por ar - usando aviões ou helicópteros;
E por terra -através de trens ou caminhões.
Analisando apenas nos meios de mercadorias, as suas transferências podem ser intramodais e intermodais, sendo diferente entre si mas caso haja necessidade, pode-se utilizar os dois tipos de transferências. A transferência intramodal é aquela feita entre diferentes veículos pertencentes a um mesmo meio de transporte, como por exemplo, a transferência de mercadoria de umcaminhão para outro.
Transporte intermodal é caracterizado pela utilização de dois ou mais modais de transporte (marítimo, rodoviário, aéreo e ferroviário) em uma mesma solução logística. Quando utilizada de forma racional, a intermodalidade pode reduzir os custos logísticos.
Uma vez que os contêineres podem ser facilmente transferidos de um modal a outro, o resultado é a otimização do deslocamentoda carga e a diminuição dos riscos de acidentes ou prejuízos.
A intermodalidade, dependendo da forma que é analisada, pode ser vista como um problema, um desafio ou uma ferramenta.
Poderá revelar-se um problema pois os diferentes meios de transporte tem formatos próprios, métodos de carga e descarga específicos e diversas regulamentações. Ou seja, existem problemas tanto ao nível das condiçõesde carga, como da própria transferência física.
O grande desafio da intermodalidade é manter as mercadorias em constante movimento mantendo um fluxo contínuo através de todo o processo de transporte e transferência, reduzindo atrasos nos momentos em que as


mercadorias são transferidas de um meio de transporte para outro. Se este movimento é interrompido em algum ponto durante o transporteou nos pontos de troca intermodal, o que passa a ocorrer é armazenagem intermediária e não intermodalidade.
Como já foi mencionado, a intermodalidade também pode ser considerada uma potente ferramenta, para operadores logísticos e clientes, pois proporciona diferentes combinações de transporte, especialmente porque os mercados e as suas necessidades estão em constante mutação.
O transporte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INTERMODALIDADE
  • Intermodalidade
  • Intermodalidade
  • Intermodalidade
  • Intermodalidade
  • intermodalidade
  • Intermodalidade
  • Intermodalidade e Multimodalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!