Interferências nos ciclos naturais -efeito estufa

Páginas: 7 (1580 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Doenças causadas pela ausência de vitaminas

São substâncias de natureza química variável e que apresentam várias funções e classificam-se de acordo com a solubilidade em hidrossolúveis e lipossolúveis.

As primeiras quando ingeridas em altas doses não provocam distúrbios já que seu excesso é eliminado na urina. 

As lipossolúveis já são metabolizadas no fígado e quando ingeridas em altasdoses ficam retidas no organismo podendo causar distúrbios.

* Doenças causadas por Vitaminas.
* Vitamina A

Estado da vitamina A pode ser influenciado por vários fatores, doenças e infecções, especialmente o sarampo, comprometem o estado da vitamina A e, reciprocamente, um estado de pobreza em vitamina A diminui a resistência às doenças.
A ingestão crônica e em excesso de álcool podecomprometer o armazenamento da vitamina A no fígado. 
Uma deficiência aguda de proteínas interfere com o metabolismo da vitamina A e, ao mesmo tempo baixas quantidades de gordura na dieta interferem com a absorção tanto de vitamina A como de carotenoides.
As alterações no metabolismo do ferro ocorrem associadas à deficiência em vitamina A, resultando, por vezes, em anemia.
A vitamina E protege avitamina A da oxidação; deste modo um estado adequado de vitamina E protege o estado da vitamina A.
* Vitamina D

As manifestações mais amplamente reconhecidas de deficiência de vitamina D são o raquitismo (nas crianças) e a osteomalácia (nos adultos). Ambas são caracterizadas pela perda de mineral a partir dos ossos, resultando em deformidades do esqueleto, tais como pernas arqueadas nascrianças. As extremidades dos ossos longos tanto nos braços como nas pernas estão envolvidas e o crescimento pode ser retardado. O raquitismo também resulta na mineralização inadequada do esmalte dentário e da dentina.
Têm sido identificadas algumas formas raras de raquitismo como ocorrendo apesar de uma ingestão adequada de vitamina D. Estas são formas herdadas nas quais a formação ou utilizaçãodo calcitriol está comprometida. A osteoporose, uma doença da velhice na qual ocorre uma perda de osso e não apenas desmineralização, tem sido também associada com uma perturbação do metabolismo da vitamina D, mas os resultados são controversos.
* Vitamina E

Uma deficiência de vitamina E na dieta alimentar é rara. Os sintomas de deficiência são revelados em pacientes com má absorção degorduras e em recém-nascidos, particularmente em prematuros.
Investigações recentes mostraram que a deficiência em vitamina E, causada por uma variedade de síndromes de má absorção de gorduras, resulta num tipo raro de doença neuromuscular progressiva em crianças e adultos. Os sintomas incluem uma perda de coordenação e equilíbrio e, em casos graves, a perda da capacidade de andar.
Em bebêsprematuros, a deficiência em vitamina E está associada com a anemia hemolítica, hemorragia intraventricular e fibroplasia retrolenticular.

* Vitamina K

Os bebês são susceptíveis à deficiência de vitamina K, especialmente em países onde as injecções intramusculares de vitamina K não sejam obrigatórias. Os bebês amamentados ao peito que não recebem uma injecção intramuscular à nascença têm umelevado risco de desenvolver hemorragias intracranianas fatais na sequência da deficiência da vitamina K, dado que o leite materno contém níveis baixos de vitamina K e a flora intestinal neonatal está limitada. A doença hemorrágica do recém-nascido é uma causa significativa de morbilidade e mortalidade infantil a nível mundial.
A perda considerável de peso pode contribuir para a diminuição dosfatores VII e X, os quais reduzem a atividade coagulante. Pode ser necessária a suplementação com vitamina K.
* Vitamina B6 (Piridoxina)
Uma dieta com baixo teor de piridoxina pode levar a uma anemia hipocrómica (descida anormal do conteúdo de hemoglobina dos eritrócitos) e perda de capacidade de converter o triptofano em ácido nicotinico. A deficiência induzida por antagonistas ou certos erros...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • interferencias nos ciclos naturais
  • Definição
  • O ciclo do carbono e o efeito estufa
  • Ciclos biogeoquímicos e o efeito estufa
  • Ciclo do carbono e o efeito estufa
  • Influência do Ciclo de Carbono no Efeito Estufa
  • interferencia humana no meio ambiente efeito estufa
  • efeito estufa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!