Interferência

Páginas: 5 (1059 palavras) Publicado: 6 de janeiro de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
INSTITUTO DE ENGENHARIA E GEOCIÊNCIA
PROGRAMA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA














FÍSICA II:
Interferência













Éder Figueira
Georgios Ninos
Marlison Correa
Vitor Lavratti




Santarém-PA
14 de fevereiro de 2013
Introdução

Interferência é um fenômeno descrito pelo cientista inglês ThomasYoung (1773-1890). Ele demonstrou que a luz possuía natureza ondulatória e que os fenômenos de difração e interferência, analisados em experimentos, são de características exclusivamente ondulatórias, sendo que a interferência representa a superposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposição pode ter um caráter de aniquilação, quando as fases não são as mesmas (interferência destrutiva) oupode ter um caráter de reforço quando as fases combinam (interferência construtiva). Pode-se obter a interferência com duas ou mais fontes luminosas ou fontes sonoras como, por exemplo, o alto-falante. 
Supondo que as ondas formadas possuam mesma frequência, mesmo comprimento de onda e que as fontes possuam diferença de fase constante, existe um dado instante no qual ocorre a interceptação dospulsos das ondas. No ramo das telecomunicações, o estudo da interferência é muito importante, pois esse fenômeno é um dos fatores responsáveis pela limitação no tráfego das informações, produzindo ruídos e outros tipos de interferências que podem ser reduzidos com certos tipos de modulação. Esse fenômeno também ocorre nas bolhas de sabão: o feixe luminoso ao incidir na bolha sofre interferênciatanto na superfície superior quanto na inferior. Em virtude disso, surgem regiões escuras que são as zonas de interferência destrutiva e as regiões claras que correspondem às zonas de interferência construtiva.
Neste relatório a fonte ondulatória é de natureza luminosa, como observado na figura 1.

Figura 1 – Simulação em Java com duas fontes luminosas.
Objetivos

Demonstrar de formaqualitativa o comportamento do fenômeno da interferência de duas fontes luminosas.
Encontrar os pontos de interferência construtiva e destrutiva usando detectores disponibilizados no software.

Metodologia

Equipamentos utilizados:

Programa em Java de simulação de interferência (disponível em )


Parâmetros:


Foram realizadas observações das superposições de ondas na faixa de 455 a 390nanômetros (tom violeta) do espectro visível. O software não disponibiliza a amplitude exata, então foram feitas aproximações em amplitude média e alta (melhor visualização), de acordo com a faixa de graduação do software. A distância entre as duas fontes era de (2100 nanômetros).
Podemos ver na figura 2 a demonstração gráfica de uma interferência construtiva.


Figura 2 – Em uma corda esticada naposição horizontal são produzidos pulsos em fase de mesma largura, mas de diferentes amplitudes. Em (a) os pulsos vão de encontro um ao outro. Em (b) é representado o momento em que os pulsos se encontram, suas elongações em cada ponto da corda se somam algebricamente, sendo sua amplitude (elongação máxima) a soma das duas amplitudes. Numericamente .
Após o encontro dos pulsos, cada um segue nasua direção inicial, com suas características iniciais conservadas.
Na figura 3 vemos a demonstração gráfica de uma interferência destrutiva.


Figura 3 - Em uma corda esticada na posição horizontal são produzidos pulsos em oposição de fase de mesma largura, mas de diferentes amplitudes. Em (a) os pulsos vão de encontro um ao outro. Em (b) ao se encontrarem, as amplitudes das ondas serãosomadas, mas podemos observar que o sentido da onda de amplitude  é negativo em relação ao eixo vertical, portanto < 0. Logo, o pulso resultante terá amplitude igual à diferença entre as duas amplitudes. Numericamente .

Resultados


Em amplitude média, a partir da utilização de dois detectores, onde um era responsável por detectar interferência construtiva e o outro, interferência destrutiva,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interferência
  • interferência
  • interferencia humana
  • DIFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA
  • superposição e interferencia
  • INTERFERÊNCIA E DIFRAÇÃO
  • Interferência Eletromagnética
  • Rna de interferência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!