Interfase E Mitose Autoria Pr Pria

382 palavras 2 páginas
Interfase
Fase G1: Célula não se divide, mas realiza diversas funções vitais. Célula vai aumentar de tamanho, sintetizar proteínas e aumentar a quantidade de RNA para a produção de proteínas.
Fase S: Síntese de DNA. Necessita passar material genético para as células que ela vai formar. Duplica a quantidade de cromatina para passar a mesma quantidade de material genético para as células filhas. (Fase de duplicação de material genético)
Fase G2: Intensa produção de ATP e respiração celular mais acelerada. Formam-se novas organelas citoplasmáticas. Centríolos (que formam as fibras do fuso) são duplicados nesse período. Já está na hora de dividir.

Mitose: Célula em momento de divisão, mantendo o mesmo número de cromossomos em cada célula (mantém quantidade de DNA).
Divisão celular equacional: Mantém o nº de cromossomos constante nas células filhas.
É realizada em 4 fases:
Prófase: Centrossomos irão localizar os centríolos, responsáveis pela criação da fibra do fuso. Fibras vão puxar os cromossomos para os cantos das células. Cromossomos vão estar dentro do núcleo, portanto, necessitasse da quebra da membrana nucleica (carioteca) para que as fibras do fuso possam movimentar os cromossomos. Nessa fase, os cromossomos estão todos enrolados e bagunçados. Vão se condensando para caber no núcleo da célula (espiralização). Nucléolo desaparece.
Metáfase: Cromossomos altamente espiralizados (altamente condensados). Por esse motivo, é a melhor fase para estuda-los. Eles vão se posicionar no centro da célula (formando a placa equatorial). Estão posicionados para iniciar a duplicação.
Cromossomo formado por duas cromátides-irmãs, ligadas pelo centrômero. Cada cromátide irmã é uma cópia idêntica do DNA da outra. Cada cópia vai para uma célula.
Anáfase: Separam-se as cromátides-irmãs. Quando se tem essa separação, cada cromátide passa a ser chamada de cromossomo. Contém uma fita de DNA (metade do que tinha na metáfase). Centrômero também vai se duplicar, por isso, é possível

Relacionados