Interfaces da logística

Páginas: 7 (1659 palavras) Publicado: 19 de junho de 2012
Transportes

A palavra “transporte” vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar). Podemos dizer que, em síntese, transporte é o movimento de pessoas ou coisas de um lugar para outro. Os transportes podem se distinguir pela possessão, onde o transporte público é destinado a qualquer pessoa e o privado é restringido somente a quem os adquiriu.
Os transportes contêmtrês elementos: infra-estrutura, veículos e operações comerciais. Infra-estrutura é a malha de transporte: rodoviária, férrea, aérea, fluvial, tubular, etc. Os veículos são automóveis, bicicletas, ônibus, trens e aeronaves, que utilizam essa malha. As operações são as formas como esses veículos utilizam a rede, como leis, diretrizes, códigos, etc.

Os meios de transporte ainda podem ser divididosem:
- Terrestre: Carros, ônibus, trem, etc.
- Aquático: Navios, canoa, barcos, etc.
- Aéreos: Aviões, helicópteros, balão, etc.
- Tubular: Gasoduto, oleoduto, etc.

Estatística dos tipos de transportes no Brasil (1999)
1º Rodoviário – 61,82%
2º Ferroviário – 19,46%
3º Aquaviário – 13,83%
4º Dutoviário  – 4,58% 
 5º Aéreo         – 0,31%


Aspectos do transporte

Com o passardos anos vão surgindo cada vez mais transportes, e estes são cada vez mais distintos e com muitos géneros diferentes, emergem constantemente vários tipos de veículos e meios de transporte por todo o globo .
O campo de transporte apresenta diversos aspectos: eles podem ser divididos em infra-estrutura, veículos e operações comerciais.
Infra-estrutura inclui a rede de transporterodoviária, férrea, aérea, fluvial, tubular, etc. que é usada, assim como os terminais (como aeroportos, estações de comboio, portos, terminais de autocarro.
Os veículos, como automóveis, bicicletas, autocarros, comboios e aviões, geralmente trafegam na rede.
Operações estão relacionadas com a maneira como os veículos operam na rede e o conjunto de procedimentos especificados para opropósito desejado, incluindo o ambiente legal (leis, códigos, regulamentos, etc.). Políticas, como por exemplo financiar o sistema, podem ser consideradas parte das operações.
Infra-estrutura: é o conjunto de elementos estruturais que enquadram e suportam toda uma estrutura, possui concepções diferenciadas em diversas áreas do conhecimento:
• Infraestrutura (engenharia) - Suporte de sistemas viáriosDe maneira ampla, o projeto da rede viária é do domínio da engenharia civil e planejamento urbano; o projeto de veículos, da engenharia mecânica e de sectores especializados como engenharia naútica, e engenharia aerospacial; e as operações são geralmente especializadas, as vezes pertencendo a engenharia de sistemas.
Fazendo um apêncice sobre a Engenharia, civil é o ramo daengenharia que projecta e executa obras como edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da Hidráulica Marítima, assim como da engenharia sanitária. Podemos verificar que grande parte de suas atividades está voltada, portando à infraestrutura de transportes.
Os termos Construção civil e Engenharia civil são originados de uma época em que sóexistiam apenas duas classificações para a Engenharia sendo elas Civil e Militar. Cujo conhecimento por exemplo de Engenharia militar era destinada apenas aos militares e a Engenharia civil destinada aos demais cidadãos. Com o tempo, a Engenharia civil, que englobava todos as áreas, foi se dividindo, e hoje conhecemos vários divisões, como a elétrica, mecânica, química, naval, entre outras. Exemploscomo Engenharia naval dão origem a construção naval, mas ambas eram agrupadas apenas na grande área da civil.
O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas) . Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artigo Logística Hospitalar e suas Interfaces
  • Interface da logistica com a manufatura
  • A interface
  • interfaces
  • Interfaces
  • Interface
  • Interfaces
  • Interfaces

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!