Interface homem-máquina

Páginas: 8 (1932 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
Bruno Cardoso
Maurinei Moreira da Silva Júnior
Vanessa Manuela

Avaliação de Interface: Google Chrome

Trabalho apresentado ao curso de Sistemas de Informação da
Faculdade Cenecista de Varginha, como requisito parcial,
para a obtenção de crédito na disciplina de IHM ministrada
pelo professor Hélio Lemes Costa Jr.

Varginha
2012Sumário

Introdução3
Público Alvo3
Metodologia4
Avaliação de Interfaces6
Resultados8
Sugestões8
Conclusão9
Bibliografia9

1. Introdução
A interface é sem duvida de extrema importância para o sucesso de um produto, ou marca, o desafio esta em fazer que essa interface ofereça uma boa interação com o usuário sem perder, ou deixar a desejar no design. Os exemplos são vários deinterfaces que deixam a desejar na usabilidade, para dar uma ênfase maior no design, e vice-versa, o desafio maior da IHM está ai, como adequar ao design arrojado, ferramentas que apropriadas que não atrapalhem a usabilidade.
Ao escolher uma interface para avaliação nos deparamos com uma grande dúvida sobre qual escolher, porem após algumas pesquisas, pode-se perceber que os usuários dividemopiniões sobre qual navegador usar. Então optamos por falar do Google Chrome, que é o navegador que vêm sendo muito utilizado, será que sua usabilidade é o fator determinante para o seu crescimento? Suas vantagens e desvantagens serão avaliadas e assim exemplificar se realmente ele é o navegador mais simples do mercado.
O Google Chrome é um navegador cuja utilização vem crescendo nos últimos mesesconquistando milhares usuários pela sua simplicidade e rapidez, neste trabalho avaliaremos seu desempenho, para isso usaremos o método heurístico de Nielsen, e veremos sua usabilidade dentro dos conceitos de IHM.

2. Público – Alvo

Segundo alguns sites especializados no assunto, o publico alvo são pessoas que mal sabem instalar um programa (ou não têm paciência para aprender), que sóquerem navegar na internet de forma rápida e simples. Esse tipo de usuário é maioria no mundo atual. Entretanto não só eles estão utilizando o Chrome, justamente por essa rapidez até quem já tem certo nível de conhecimento, tem utilizado como seu navegador padrão.

3. Metodologia

A Heurística é um método tradicional de avaliação de usabilidade, desenvolvido por Jacob Nielsen. Esse método foiutilizado pela primeira vez em uma interface Web em 1994, num estudo para o Website da Sun Microsystems. É um método de avaliação de usabilidade onde um avaliador procura identificar problemas de usabilidade numa interface com o usuário, através da análise e interpretação de um conjunto de princípios ou heurísticas.
Este método de avaliação é baseado no julgamento do avaliador e, normalmente,descobre 75% dos problemas de usabilidade.
Nielsen sugere um conjunto com 10 regras heurísticas para guiar a avaliação:
1) Visibilidade do status do sistema
* O sistema deve informar continuamente ao usuário sobre o que ele está fazendo, com feedback imediato.
2) Compatibilidade entre o sistema e o mundo real
* O sistema deve utilizar a linguagem do usuário, com palavras, frases econceitos familiares a ele, fazendo as informações aparecerem em ordem lógica e natural, de acordo com as convenções do mundo real.
3) Saídas claramente demarcadas
* O usuário controla o sistema, ele pode, a qualquer momento, abortar uma tarefa, ou desfazer uma operação e retornar ao estado anterior.

4) Consistência e padrões
* Um mesmo comando ou ação deve ter sempre o mesmo efeito. Amesma operação deve ser apresentada na mesma localização e deve ser formatada/apresentada da mesma maneira para facilitar o reconhecimento.
5) Prevenir erros
* O erros são as principais fontes de frustração, ineficiência e ineficácia durante a utilização do sistema.
6) Reconhecimento em lugar de lembrança
* Diz respeito à característica da interface de ter objetos, ações e opções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interface Homem Maquina
  • Interface homem maquina
  • Interface homem máquina
  • Interface homem máquina
  • Interface Homem Maquina
  • Interface homem e máquina
  • Interface homem-máquina
  • ATPS Interface homem maquina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!