Interesses e motivações

Páginas: 16 (3923 palavras) Publicado: 24 de junho de 2011
SUMÁRIO

2
3
3
3
3
4
4
5
5
5
5

6
6
6
6
7

8
8
8

11
14
15
RESUMO ………………………………………………………………………………
I- INTRODUÇÃO …………………………………………………………………
1.1 Caracterização do ambiente ………………………………
1.2 Situação problema ………………………………………………
1.2.1 Dados da situação ……………………….
1.2.2 Problema de pesquisa …………………
1.2.3 Delimitação da pesquisa ………………
1.3 Objectivos……………………………………………………………
1.3.1 Geral ……………………………………………
1.3.2 Específicos ……………………………………
1.4 Justificativa …………………………………………………………

II- METODOLOGIA ………………………………………………………………
2.1 Tipos de pesquisa …………………………………………………
2.2 Universo ………………………………………………………………
2.3 Amostra e sujeitos ………………………………………………
2.4 Instrumentos de pesquisa ……………………………………

III- FUNDAMENTAÇÃO TEORICA …………………………………………
3.1 Conceitos de motivação ………………………………………
3.2 Diferenças de género……………………………………………

IV- ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS ……………………
CONCLUSÃO …………………………………………………………………………
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ……………………………………………

RESUMO

O presente trabalho objetivou avaliar as principais semelhanças e diferenças nas motivações de homens e mulheres que actuam no mercado de trabalho nas mais diversas áreas. Foram identificados e comparados os motivos de homens e mulheres a fimde verificar convergências e divergências. A presente pesquisa possibilitou concluir que homens e mulheres assemelham-se quanto à necessidade de realização e poder, e divergem quanto ao motivo de afiliação. As mulheres, em sua totalidade, identificaram-se com o motivo de afiliação. Já uma pequena parte dos homens demonstrou indiferença. As mulheres são mais ligadas a relacionamentos interpessoaispróximos e amigáveis, e expressam seus sentimentos com mais intensidade. A necessidade de poder, que esteve presente na grande maioria dos homens, foi verificada principalmente entre as mulheres que, com sua maior participação no mercado de trabalho, estão cada vez mais conscientes de seu valor e de sua capacidade profissional, demonstrando o desejo de impactar, influenciar, liderar e comandarpessoas. A necessidade de realização foi o maior interesse de homens e mulheres, ou seja, ambos têm o desejo de alcançar o sucesso pessoal, satisfazer-se profissionalmente, encarar os desafios e mostrar sua competência.

I- INTRODUÇÃO

1.1 Caracterização do ambiente

A motivação é um conceito que se invoca com frequência para explicar as variações de determinados comportamentos e, sem dúvida,apresenta uma grande importância para a compreensão do comportamento humano, um estado interno resultante de uma necessidade que desperta certo comportamento. A motivação varia de pessoa para pessoa, pois as necessidades variam de indivíduo para indivíduo. Para Bergamini (1997), a fonte da sinergia motivacional vem do interior de cada indivíduo, e não dos factores encontrados no ambiente que oscerca. Segundo Chiavenato (1998), “motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a uma propensão a um comportamento específico”.
As teorias motivacionais com abordagens organizacionais, segundo Kwasnicka (1995), são as teorias de Maslow, Herzberg e as teorias “X” e “Y” de Douglas McGregor. A teoria de hierarquia das necessidades, de Maslow,propõe que a teoria motivacional perfeita deve presumir que as pessoas estão em um estado motivacional permanente, mas a natureza da motivação pode ser diferente de grupo para grupo ou de pessoa para pessoa, em determinadas situações. A teoria de higiene, de Herzberg, apesar de a motivação humana ser caracterizada por necessidades básicas, ela é orientada directamente para a realização dedeterminados objectivos ou incentivos desejáveis, positivo, ou, para evitar consequências indesejáveis, negativos. Segundo McGregor, haveria a teoria “X” e “Y”. A teoria “X” (a concepção tradicional), diz que o trabalho é uma forma artificial de comportamento para a maioria dos indivíduos e que alguma pressão deve ser estabelecida com a finalidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pesquisa cientifica: interesses e motivações
  • Motivações
  • Interesses
  • Interesse
  • Qual Seu Interesse
  • Interesse
  • Interesse
  • Interesse

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!