Interesses minoritários

Páginas: 14 (3481 palavras) Publicado: 10 de maio de 2011
Interesses Minoritários
Consolidação de Contas

Ana Pinho nº61864 Marta Oliveira nº58165 Sandra Almeida nº58094

1

Abreviaturas
AI – Activo Intangível BEF – Benefício Económico Futuro CAE – Concentração de Actividades Empresariais CP – Capital Próprio DF’s – Demonstrações Financeiras DR – Demostração de Resultados IAS/NIC – International Accounting Standard IFRS – InternationalFinancial Reporting Standard JV – Justo Valor MEP – Método de Equivalência Patrimonial NCRF – Norma Contabilística e de Relato Financeiro QE – Quantia Escriturada RLP/RLE – Resultado Líquido do Período RP – Resultado do Período
2

Assuntos a debater
I. Maioritário VS I. Minoritário Percentagem de participação social IFRS 3 NCRF 14 Ópticas de Consolidação NCRF 15 Métodos de Consolidação Procedimentosde Consolidação Goodwill e Badwill Transacções Intra-grupo

3

Normativos
Normativo Nacional (SNC)
NCRF 14 - Concentração de Actividades Empresariais NCRF 15 – Investimentos em Subsidiárias e Consolidação

Normativo Internacional

IFRS 3 – Concentração de Actividades Empresariais IAS 27 – Demonstrações Financeiras Consolidadas e Separadas

4

Interesse Minoritário

É a parte dosresultados e dos activos líquidos de uma subsidiária atribuível a interesses de capital próprio que não sejam detidos, directa ou indirectamente através de subsidiarias, pela empresa-mãe.

5

I. Maioritário VS I. Minoritário

Nem sempre uma participação maioritária é sinónimo de controlo

Percentagem de participação social
Em que consiste?
Fracção de capital detida na sociedade dadependente, directa ou indirectamente.

Para que serve?
Serve de base para o cálculo dos direito do grupo no CP das participadas e para distribuir os lucros ou prejuízos pelos interesses minoritários.

7

IFRS 3
IFRS 3 Substituída:
Em Março de 2004 foi emitida e publicada pelo IASB para substituir a IAS/NIC 22. De acordo com a sua redacção, os interesses minoritários são valorizados deacordo com a proporção da minoria no justo valor líquido dos activos, passivos e passivos contingentes identificáveis.

IFRS 3 Revista
De acordo com a revisão efectuada em Janeiro de 2008, os interesses minoritários passam a denominar-se interesses não controlados, e os procedimentos de valorização são diferentes da versão anterior. Assim, de acordo com §§18 e 19 da IFRS3 Revista são valorizados:Pelo seu justo valor (fullgoodwill); Proporcionalmente à participação que não proporciona o controlo dos activos identificáveis da empresa adquirida.
8

NCRF 14
a) No caso de um activo que não seja um activo intangível, se for provável que qualquer BEF associado flua para adquirente, e o seu JV possa ser mensurado com fiabilidade. No caso de um passivo que não seja passivo contingente, se forprovável que um exfluxo de recursos incorporando BEF seja necessário para liquidar a obrigação, e o seu JV possa ser mensurado com fiabilidade. No caso de um activo intangível ou de um passivo contingente, se o seu JV puder ser mensurado com fiabilidade.
§24 – NCRF 14

b)

c)

9

NCRF 14
Na aquisição de participações maioritárias é pago um prémio de controlo, o que implica que avalorização das participações

maioritárias e minoritárias não seja proporcional.

Na prática o valor do Goodwill das participações minoritárias tem menos valor que as participações maioritárias.

10

Ópticas de Consolidação
As ópticas de consolidação são uma forma de conceber e efectuar a consolidação, que variam mediante os objectivos a atingir, não sendo comuns a todas as pessoas ouentidades. Existem quatro ópticas de consolidação: Óptica do Proprietário; Óptica Económica; Óptica Financeira; Óptica Mista (Económico-financeira).
11

Ópticas de Consolidação
Óptica do Proprietário
Método de Consolidação Proporcional

O principal objectivo desta óptica consiste em evidenciar aos proprietários da empresa-mãe o valor dos activos e passivos (património) bem como a proporção de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interesses
  • Interesse
  • Qual Seu Interesse
  • Interesse
  • Interesse
  • Acionista Minoritario
  • Interesse
  • Interesses

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!