INTERELAÇÃO ENTRE O FILME SONHOS TROPICAIS E O TEXTO O NASCIMENTO DA MEDICINA SOCIAL

921 palavras 4 páginas
CURSO DE PSICOLOGIA
3VA.

AURINEIDE MARQUES DE A. PEDROSA
MIKARLA DOS SANTOS DE O. ARAÚJO

INTERELAÇÃO ENTRE O FILME SONHOS TROPICAIS E O TEXTO O NASCIMENTO DA MEDICINA SOCIAL

Natal
2012

“O controle da sociedade sobre os indivíduos não se opera simplesmente pela consciência ou pela ideologia, mas começa no corpo, com o corpo. Foi no biológico, no somático, no corpora que antes de tudo investiu a sociedade capitalista. O corpo é uma realidade biopolítica”.

Foucault (1986).

Para esse trabalho nos debruçamos entre o filme e o texto para buscarmos ligação sobre ambos, e vimos que realmente trazem contextos que abordam questões relacionadas a política médica e a medicina social.
O filme retrata pontos como pobreza, relações de poderes políticos, saúde pública e doenças tais como: a peste bubônica, a febre amarela e varíola. Passa-se no ano de 1889 quando Esther uma jovem judia chega ao Brasil e junto ao seu desembarque está o médico sanitarista Oswaldo Cruz, que retornou após estudos na Europa, especificamente de Paris.
Esse médico estudioso volta ao Brasil com novos conhecimentos e apto a exercê-los em seu país, iniciando assim sua ascensão na medicina legal assumindo o comando do Instituto Soropédico de Manguinhos, onde pesquisa a cura de doenças como a peste e a febre amarela. De fato esse cenário aparece claramente no texto de Foucault onde está que “a criação de funcionários médicos nomeados pelo governo com responsabilidade sobre uma região, seu domínio de poder ou de exercício da autoridade de seu saber [...] Aparece o médico como administrador da saúde”.
No entanto, o país não se encontrava em condições favoráveis, pois surgiam diversos tipos de doenças como as pestes, varíolas entre outras que chegavam ao Brasil através de pessoas que vinham nos navios que aportavam no rio de Janeiro para levar as exportações brasileiras, o que causava um grande risco de contágio nas diferentes epidemias existentes

Relacionados

  • 19625 82860 1 PB
    94121 palavras | 377 páginas