Interdisclinaridade

486 palavras 2 páginas
Interdisciplinaridade

“A interdisciplinaridade, favorecendo o alargamento e a flexibilização no âmbito do conhecimento, pode significar uma instigante disposição para os horizontes do saber. (...) Penso a interdisciplinaridade, inicialmente, como postura profissional que permite se pôr a transitar o “espaço da diferença” com sentido de busca, de desenvolvimento da pluralidade de ângulos que um determinado objeto investigado é capaz de proporcionar, que uma determinada realidade é capaz de gerar, que diferentes formas de abordar o real podem trazer. (Rodrigues, 1998, p. 156)
Colocar em prática a interdisciplinaridade exige muito mais que a presença apenas de profissionais de diferentes formações na mesma equipa ou projeto, procura, principalmente, o afastamento de posições profissionais facciosas e centralistas. O que significa que quem entender a própria profissão, ideias e práticas como superiores quando comparadas a quaisquer outras, é o primeiro passo rumo a qualquer outra direção, exceto à interdisciplinaridade. Ou seja, para se praticar verdadeira interdisciplinaridade é fundamental para qualquer profissão abrir-se para o fato de que não se encontra separada de outras profissões, e para além disso, ter a plena consciência de que para interagir com as mesmas, é sempre essencial saber esclarecer e ser competente na sua atuação. Este é um elemento fundamental para que haja, de fato, troca entre os saberes – o que define a equipe interdisciplinar.
A globalidade, a complexidade e a densidade dos fenómenos sociais e dos problemas humanos obrigam atualmente uma ampla intervenção exigindo que todos os sectores de política social integrem nas suas dinâmicas institucionais o desempenho profissional de assistentes sociais, como condição essencial para garantia de eficiência, eficácia e rentabilidade dos serviços, no entanto os assistentes sociais têm afinidades e cruzam-se com o desempenho profissional de outros técnicos quanto à missão e aos objetivos gerais a

Relacionados