Interdisciplinaridade

Páginas: 5 (1208 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA


LAURENI DE MESQUITA LIMA













mito






















Almenara
2010

LAURENI DE MESQUITA LIMA

















MITO










Trabalho apresentado ao Curso PEDAGOGIA da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para adisciplina Teoria Geral do Conhecimento


Prof. Marcia Bastos de Almeida
Tutor eletrônico: Celiana Pedroso
Tutor de Sala: Liliane











ALMENARA

Ano 2010

Mito

O mito é considerado um conhecimento porque ele busca explicar a realidade, servindo para dar respostas aperguntas que o homem antigamente não podia entender.
O mito constitui uma realidade acerca do ser humano fundamental, porque ele não só explica sobre as origens do homem, como também traduz o modo como o povo e a civilização entende e interpreta a existência.
O mito é considerado uma história tradicional de conteúdo religioso, que visa explicar os acontecimentos principaisda vida por meio do sobrenatural. O mito visa explicar uma realidade cultural extremamente complexa podendo ser tratado e interpretada em perspectivas múltiplas e complementares. O mito retrata uma história sagrada, relata acontecimentos que teve lugar no tempo primordial, o tempo mitológico dos começos.
O mito só fala daquilo que realmente aconteceu do que se manifestou, sendo osprincipais seres sobrenaturais os personagens, que são conhecidos pelo que realizaram no tempo dos primórdios.
Os mitos nos mostram suas atividade criadora e revelam a sobrenaturalidade das obras, revelam e descrevem as diversas dramáticas, aparecimentos do sagrado no mundo. O mito é uma história considerada sagrada e verdadeira, porque se refere a realidades do que acontece no mundo.O mito cosmogônico por ex.: é verdadeiro pois o mundo está aí para provas, o mito dá origem da morte é também verdadeiro porque a mortalidade do homem prova-o.
O mito conservam-se na mente das pessoas, dando uma distância do que acontecia em suas vidas. O mito tem o objetivo de explicar o que acontece na realidade, eles são histórias da nossa vida, da nossa busca da verdade, dabusca do sentido de estarmos vivos. Os mitos são caminhos para as forças espirituais da vida humana, do que somos capazes de conhecer interiormente. O mito têm como principal e fundamental a busca da espiritualidade interior. Os mitos envolvem acontecimentos supostos à épocas primordiais, que aconteceu antes de surgir os homens. O verdadeiro objeto do mito não são os deuses nem os ancestrais, masmostrar uma série de ocorrências fabulosas e através desta, dar sentido ao mundo.
O mito interfere entre o sagrado e o estranho à religião, condição necessária à ordem do mundo. O mito sob sua forma principal, ele é cosmogônico ou escatológico, sendo o homem como ponto intersecção entre o estado primordial da realidade e sua mudança.
O mito tem semelhança com a religiãoporque se refere a interesses que ultrapassam a experiência, o senso comum e a razão: Deus, a origem, o bem e o mal, a conduta ética e a escalogia, crê-se no mito sem necessidade de demonstração. O mito se transforma em narração alegórica, onde as personagens são, animais e que encerra lição moral quando ele é rejeitado ou questionado.
O mito foi uma forma que o homem encontrou para darrespostas aos problemas que o pertubam.
Podemos entender o mito como uma maneira de explicação que o ser humano tem para tudo quanto é percebido pelos sentidos ou pela consciência, e para as realidades e que ele não conhece as respostas, por isso ele recorre ao mito, para compreender o que está escondido.
É necessário destacar que a preocupação do mito não está no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade
  • Interdisciplinaridade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!