Intercambio profissionalizac a o

409 palavras 2 páginas
Atualmente, com a grande competitividade do mercado, a expêriencia internacional acaba sendo um grande diferencial no curriculum dos profissionais. Além de aprimoramento de línguas estrangeiras, as pessoas que já realizaram intercambio em alguma época de suas vidas, expandem sua rede de relações profissionais, agregam vivência e deselvolvem-se pessoalmente e psicológicamente.

Segundo Dalmolin et. al. (2013), o intercâmbio cultural, além de ser uma oportunidade do estudante conhecer novas culturas e adquirir fluência em um idioma diferente, ele ajuda na construção de um profissional com excelente formação, ótima qualificação e habilidades que contribuem para o avanço da ciência e conhecimento acadêmico de sua sociedade de origem. Tais experiências também permitem vantagens que vão além do aprendizado, elas promovem o desenvolvimento psicológico, o autoconhecimento, a independencia e o amadurecimento pessoal, fazendo com que o intercambista sinta-se um verdadeiro “cidadãodo mundo”.

No mundo globalizado em que vivemos, possuir um diploma universitário não é mais um grande diferêncial. Atualmente as empresas requerem mais qualificação ao realizar uma contratação, tais como domínio de idiomas, vasta experiência na área, cursos extracurriculares e a vivência que mais faz diferença em um profissional, a vivência internacional. De acordo com Tamião e Cavenaghi (xxxx), a maioria dos empregadores visam profissionais que tenham feito pelo menos um intercâmbio em sua vida, e isso acontece não somente pela solicitação de fluência em outros idiomas, mas também pelo desenvolvimento pessoal adquirido na viagem. Ao retornar ao Brasil, o estudante possui uma visão mais clara de desafios e problemas de ordem mundial, e portanto, sabe lidar e tratá-los com maior facilidade. Tais autores concluem que não é só fluência em outras línguas que um intercambista deve procurar, mas, sim, a vivência internacional que agregará muito mais aprendizado a ser utilizado em sua vida

Relacionados

  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas